Chuva ultrapassa 200 mm no interior e 100 mm em São Jerônimo
Instabilidade persiste no RS e rios da Metade Sul e do Centro podem registrar cheia

Volumes muito altos de chuva foram registrados em menos de 36 horas entre sexta (22/08) e a manhã deste sábado (23/08) no Rio Grande do Sul, segundo dados de estações meteorológicas. Algumas cidades do interior já superaram 200 mm, enquanto em São Jerônimo e na Região Metropolitana os acumulados passaram de 100 mm.
Em São Jerônimo, até as 9h deste sábado, os índices chegaram a 108 mm. Já em outras cidades da Grande Porto Alegre, os volumes foram ainda mais expressivos: 129 mm em Viamão, 103 mm em Eldorado do Sul e 102 mm em Alvorada.
No interior, os maiores registros ocorreram em São Sepé (212 mm), Piratini (196 mm), São Lourenço do Sul (195 mm), Caçapava do Sul (190 mm) e Santana da Boa Vista (185 mm). Também houve marcas significativas em Camaquã (179 mm), Encruzilhada do Sul (177 mm) e Cachoeira do Sul (170 mm).
Segundo a MetSul Meteorologia, a forte instabilidade é resultado da passagem de uma frente quente durante a manhã de sexta-feira e de uma frente fria no fim do dia, que manteve a chuva neste sábado. O ingresso do ar frio também trouxe rajadas de vento, aumentando o risco de quedas de árvores devido ao solo já encharcado.
O cenário exige atenção para rios que cortam o Centro e a Metade Sul do estado, como Jacuí, Camaquã, Piratini e Jaguari. Embora não sejam esperadas grandes inundações, há risco de cheias em alguns pontos. A instabilidade deve continuar neste domingo na Metade Norte, com melhora gradual no Oeste e no Sul.
COMENTÁRIOS