Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,23/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

PGR denuncia ex-assessor de Moraes por vazar informações sigilosas

Para o órgão, a conduta de Eduardo Tagliaferro atendeu a interesses de organização criminosa que difundia notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação

Reprodução / Redes Sociais
PGR denuncia ex-assessor de Moraes por vazar informações sigilosas Eduardo Tagliaferro é ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes
Publicidade

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é acusado de violar sigilo funcional, repassar informações reservadas à imprensa e tentar interferir em investigações ligadas a atos antidemocráticos.

Publicidade

Segundo a PGR, entre maio de 2023 e agosto de 2024, Tagliaferro teria revelado diálogos internos do TSE e do STF, quando ocupava o cargo de Assessor-Chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do tribunal. Para o órgão, a conduta do ex-servidor atendeu a interesses ilícitos de uma organização criminosa responsável por difundir notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação e pelas articulações golpistas que buscavam a abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A denúncia atribui a Tagliaferro os crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Mensagens divulgadas pela imprensa em 2024 mostraram conversas entre Tagliaferro e servidores do TSE e do STF. O material indicava que a assessoria sob seu comando prestava apoio a inquéritos relatados por Moraes. À época, o gabinete do ministro afirmou que todos os pedidos feitos a órgãos externos ocorreram dentro dos limites regimentais.

Em redes sociais, o ex-servidor se define como “perito em computação forense perseguido politicamente por Alexandre de Moraes”. Sua defesa não foi localizada.

A revelação dos diálogos transformou Tagliaferro em referência entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o apontam como vítima de supostos abusos do ministro do STF.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.