Trensurb retoma trajeto integral a partir do início da Expointer
Viagens serão realizadas diariamente, sem necessidade de ônibus, em todas as 22 estações da linha

A Trensurb voltará a operar em toda a extensão de sua linha a partir de 30 de agosto, data de abertura da Expointer 2025. O anúncio marca a conclusão antecipada das obras de recuperação da via férrea danificada pela enchente de 2024 e beneficia milhares de usuários que dependem do metrô diariamente.
Com a retomada, os trens circularão das 5h às 23h, todos os dias, sem necessidade de transbordo para ônibus. O serviço abrangerá as 22 estações distribuídas ao longo dos 43,8 quilômetros de via.
Desde janeiro, parte dos deslocamentos vinha sendo feita por ônibus entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Mercado, em Porto Alegre — especialmente após as 20h, de segunda a sábado, e durante todo o dia em domingos e feriados. Isso ocorria para viabilizar as obras de reconstrução do trecho mais afetado.
A entrega estava prevista apenas para o fim de setembro, mas a conclusão antecipada permitirá que os passageiros já tenham o serviço restabelecido no período da feira agropecuária.
De acordo com o diretor-presidente da empresa, Nazur Garcia, a reconstrução exigiu esforços contínuos desde a enchente de maio do ano passado. “Os recursos extraordinários destinados pelo Governo Federal para a Trensurb, além de garantirem a recuperação de todos os sistemas atingidos, vão deixar para a comunidade da região metropolitana uma empresa mais moderna tecnologicamente e mais resiliente em caso de novas catástrofes climáticas”, afirmou em nota.
COMENTÁRIOS