Charqueadas: Polícia Civil apreende dinheiro e munições em nova fase da Operação Peregrino
Ação é desdobramento de investigação que já prendeu mais de 20 pessoas ligadas a uma facção que atua na cidade

A Delegacia de Polícia de Charqueadas deflagrou, nesta quinta-feira (21/08), mais uma fase da Operação Peregrino, voltada ao combate ao tráfico de drogas no município. Ao longo da ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de R$ 3.501, quantia apontada como proveniente da traficância, além de munições de arma de fogo, incluindo cartuchos calibre .556, de uso restrito, empregados em fuzis. Não houve prisões nesta etapa.
A ofensiva é um desdobramento da operação realizada em junho deste ano, quando quatro pessoas — duas mulheres e dois homens — foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse de arma de fogo de uso restrito. Na ocasião, a Polícia Civil apreendeu uma pistola calibre 9mm, um carregador estendido, 363 buchas de crack, 87 buchas de cocaína, um tijolo de maconha, dinheiro e duas motocicletas utilizadas para a atividade criminosa.
Segundo o delegado Marco Schalmes, titular da Delegacia de Charqueadas, desde o início de 2025 já foram presos mais de 20 integrantes da facção criminosa, a maioria moradores do município. Com o enfraquecimento do grupo local, criminosos de outras cidades passaram a se instalar em Charqueadas para dar continuidade ao tráfico de drogas.
O trabalho de investigação tem identificado suspeitos, veículos e imóveis usados nas atividades ilícitas. A Polícia Civil reforça que novas diligências devem ocorrer nos próximos meses como parte da Operação Peregrino.
COMENTÁRIOS