Brasil amplia exportações de carne bovina para a Indonésia
Acordo inclui carne com osso, miúdos e outros produtos; país asiático, com 283 milhões de habitantes, é visto como estratégico para o setor

Os governos do Brasil e da Indonésia firmaram acordo sobre requisitos sanitários que permitirá a exportação de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne brasileiros para o mercado indonésio.
Com cerca de 283 milhões de habitantes, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e representa um destino estratégico para a proteína animal. O consumo de carne bovina no país vem crescendo, impulsionado pela expansão da classe média urbana e pelo aumento da renda da população.
A abertura fortalece a posição do Brasil como maior exportador de carne bovina do mundo e reforça a parceria comercial com a Indonésia, que em 2024 importou US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, especialmente do setor sucroalcooleiro, da soja, fibras e produtos têxteis.
Com esse avanço, o agronegócio brasileiro chega a 402 aberturas de mercado desde o início de 2023, resultado da atuação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
COMENTÁRIOS