Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,23/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Polícia Civil investiga denúncia de crimes ambientais em aterro sanitário de Minas do Leão

Operação teve como base denúncias e estudos realizados por um técnico ambiental, que identificou indícios de contaminação de solo e água em áreas próximas

Polícia Civil / Divulgação
Polícia Civil investiga denúncia de crimes ambientais em aterro sanitário de Minas do Leão Operação teve como base denúncias e estudos realizados por um técnico ambiental, que identificou indícios de contaminação de solo e água em áreas próximas
Publicidade

Na quarta-feira (20/08), a Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEMA/DEIC), sob a coordenação do delegado de polícia Gustavo de Mattos Brentano e com apoio técnico de peritos ambientais do Departamento de Criminalística do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e agentes de fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), deflagrou a Operação Eco Sentinela, voltada à apuração de possíveis crimes ambientais.

Publicidade

A operação teve como base denúncias e estudos realizados por um técnico ambiental, que identificou indícios de contaminação de solo e água em áreas próximas a aterro sanitário, localizado no município de Minas do Leão.

Durante as diligências, foram realizadas vistoria nas instalações da empresa e perícia ambiental direta e coleta de amostras, visando identificar eventuais irregularidades na operação dos empreendimentos, especialmente no que se refere ao lançamento de efluentes.

O delegado de polícia Gustavo de Mattos Brentano, titular da DEMA, reforça que a Delegacia tem compromisso com a proteção do meio ambiente e destaca a importância da colaboração entre órgãos públicos e sociedade civil na preservação dos recursos naturais.

O que diz a CRVR, responsável pelo empreendimento

Por meio de nota, a empresa CRVR, responsável pelo empreendimento de Minas do Leão, informou que opera de acordo com a legislação ambiental e que permanece à disposição das autoridades. Leia a nota:
“A CRVR informa que a Unidade de Valorização Sustentável (UVS) Minas do Leão opera em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental vigente, atendendo integralmente às condicionantes e exigências técnicas determinadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).
Todas as atividades desenvolvidas na UVS são pautadas por rigorosos protocolos operacionais e de monitoramento, com foco na mitigação de impactos e na preservação dos recursos naturais, sendo o primeiro aterro sanitário no estado a receber nota 100 no índice de Qualidade de Aterro Sanitário. A segurança ambiental é uma das premissas indiscutíveis para todas as Unidades da CRVR. 
Diante da notícia recentemente divulgada, a empresa esclarece que não há qualquer irregularidade nas operações da UVS Minas do Leão assim como nas demais unidades da empresa. A CRVR permanece à disposição das autoridades fiscalizadoras e, todos os processos internos são públicos e disponibilizados acompanhamento da regularidade da licença ambiental da mesma no órgão fiscalizador estadual.”

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.