Quaest aponta Eduardo Leite à frente de Lula no RS em 2026
De acordo com a pesquisa, Leite tem quase metade das intenções de voto

Uma sondagem do instituto Quaest, divulgada nesta quinta-feira (21/08), indica que o governador Eduardo Leite (PSD) venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026 no Rio Grande do Sul.
De acordo com a pesquisa, Leite aparece com 49% das intenções de voto, contra 26% de Lula. Outros 22% disseram que votariam em branco ou nulo, enquanto 3% não souberam responder. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, com 1.104 entrevistados no estado. Em 2022, Lula também foi derrotado no Rio Grande do Sul, quando Jair Bolsonaro (PL) obteve 56,35% dos votos no segundo turno. Atualmente, o ex-presidente está inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral.
Avaliação do governo de Eduardo Leite
A pesquisa aponta também que 58% dos eleitores aprovam o governo de Eduardo Leite (PSD) no Rio Grande do Sul, enquanto 38% desaprovam sua gestão.
O levantamento revela que a aprovação do governador oscilou para baixo e que a desaprovação oscilou para cima. As variações foram dentro da margem de erro.
Você aprova ou desaprova o trabalho que Eduardo Leite está fazendo?
- Aprova: 58% (eram 62% em fevereiro)
- Desaprova: 38% (eram 33%)
- Não sabe/não respondeu: 4% (eram 5%)
COMENTÁRIOS