Manoel Rosa será o homenageado da Semana da Pátria em Butiá
Fundador do Grupo de Dadores Voluntários de Sangue é reconhecido por sua trajetória de solidariedade e serviço à comunidade

O município de Butiá já prepara sua programação para a Semana da Pátria de 2025, que terá como tema “Butiá: das raízes do carvão à força de um novo amanhã”. As atividades, voltadas principalmente às escolas, também serão marcadas por uma homenagem especial: o reconhecimento a Manoel Josefino Viana da Rosa, o popular Manoel Rosa, cidadão que dedicou sua vida ao trabalho, ao esporte e, sobretudo, à solidariedade.
Operário exemplar, ex-vereador e líder comunitário, Manoel é fundador do Grupo de Dadores Voluntários de Sangue de Butiá (GDVS), considerado um dos principais movimentos de doação de sangue do Rio Grande do Sul. Sua atuação mobilizou a comunidade local e se tornou referência em toda a Região Carbonífera, ajudando a salvar inúmeras vidas.
Além da atuação no incentivo à doação de sangue, Manoel Rosa sempre esteve à frente de iniciativas que fortaleceram o espírito coletivo e o desenvolvimento social em Butiá. Seu exemplo atravessou gerações e permanece inspirando a comunidade.
Para o prefeito de Butiá, Jefferson Vieira, a escolha é motivo de orgulho.
— O Manoel é mais que um exemplo, sendo uma inspiração para todos nós que lutamos e sonhamos com um Butiá cada vez melhor, mais solidário e mais justo — afirmou o chefe do Executivo.
COMENTÁRIOS