Instabilidade marca a quinta-feira no RS, com risco de pancadas fortes
Alertas do Inmet indicam potencial de chuva forte e ventos em áreas do Norte e da Serra

A quinta-feira (24/07) será marcada por instabilidade no Rio Grande do Sul, com risco de pancadas intensas em parte do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo potencial para chuva forte entre o final da quarta (23/07) e a manhã de sexta-feira (25/07), especialmente nas regiões Norte, Noroeste, Serra, Fronteira Oeste, Litoral Norte e parte da Região Metropolitana.
As temperaturas continuam baixas em razão da presença do ar polar. Em Bagé, na Campanha, os termômetros devem variar entre 6ºC e 14ºC. Já em Bento Gonçalves, na Serra, as mínimas são de 7ºC e as máximas não passam de 15ºC.
Conforme a Climatempo, a atuação de uma massa de ar frio de origem polar e a circulação de umidade aumentam as chances de precipitações intermitentes, que podem alcançar de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia. Os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h nas áreas sob alerta.
Na Região Carbonífera, a previsão é de sol com muitas nuvens passando a chuvoso à tarde. Noite com chuva intermitente. As temperaturas variam entre 8°C e 16°C.
Em Porto Alegre, a previsão é de pancadas irregulares pela manhã e tempo instável ao longo do dia. No restante do Estado, o céu permanece nublado, com chance de chuva fraca e isolada em algumas regiões.
Para sexta-feira (25/07), uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina deve manter as instabilidades no território gaúcho, com previsão de pancadas de intensidade moderada a forte no Norte e Noroeste do Estado. Uma nova frente fria também é esperada, com possibilidade de formação de nuvens carregadas, principalmente no Sul. Nas áreas centrais, o tempo tende a se manter mais estável.
COMENTÁRIOS