Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,25/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Audiência em Charqueadas expõe falhas no serviço da CEEE Equatorial e cobra soluções emergenciais

Moradores relataram instabilidade crônica no fornecimento de energia e falta de empatia no atendimento; AGERGS promete acompanhar as demandas

Divulgação
Audiência em Charqueadas expõe falhas no serviço da CEEE Equatorial e cobra soluções emergenciais Jung garantiu que as reclamações apresentadas na audiência serão analisadas e incluídas nas pautas regulatórias
Publicidade

A precariedade no fornecimento de energia elétrica em Charqueadas foi o principal tema da audiência pública realizada na noite de terça-feira (22/07), na Câmara Municipal. O encontro reuniu vereadores, representantes da CEEE Equatorial, da AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS) e dezenas de moradores para discutir os constantes problemas enfrentados pela população.

Publicidade

A reunião teve a participação dos parlamentares Paula Ynajá, Rose Souza, Patrick Vieira, Cláudio Carteiro, Paulo Sérgio (presidente da Casa), Enfermeira Tatiane e Carlos Gilvan, além de representantes da concessionária e da agência reguladora. Os moradores relataram longas demoras na retomada do fornecimento de energia após quedas, dificuldade de acesso aos canais de atendimento e a fragilidade da infraestrutura, com postes em más condições tanto na zona urbana quanto na rural.

Entre os depoimentos, chamou atenção o relato de que moradores precisam se revezar para tomar banho em horários diferentes, a fim de evitar quedas de energia. Também foi criticada a postura da CEEE Equatorial, considerada pouco empática diante dos transtornos enfrentados pela população.

Representando a AGERGS, o diretor de Energia, Gás e Iluminação Pública, Alexandre Jung, explicou que a regulação do setor é feita por meio de convênio com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e detalhou a atuação da agência na Região Carbonífera. Segundo ele, a AGERGS acompanha o plano de resultados da concessionária e realiza reuniões periódicas de monitoramento.

Jung garantiu que as reclamações apresentadas na audiência serão analisadas e incluídas nas pautas regulatórias, além de mencionar multas já aplicadas à CEEE Equatorial por falhas no serviço. Destacou também a importância de reforçar o plano de contingência da empresa, especialmente diante dos eventos climáticos extremos registrados nos últimos anos no Rio Grande do Sul.

Ao final da audiência, foi entregue à AGERGS e à CEEE Equatorial um documento formal contendo um levantamento dos principais problemas enfrentados em Charqueadas, com solicitações de medidas emergenciais e ações de longo prazo para garantir estabilidade no fornecimento e respeito à dignidade da população.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.