General Câmara recebe estação meteorológica por meio do Cisvale
Equipamento será usado no monitoramento climático e na prevenção de eventos extremos

O município de General Câmara foi contemplado com uma estação meteorológica, doada por uma cooperativa de crédito ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A entrega simbólica ocorreu na manhã desta quinta-feira (24/07), na sede do consórcio, e contou com a presença de prefeitos e representantes da Defesa Civil das cidades integrantes.
Ao todo, seis equipamentos foram repassados ao Cisvale e serão instalados em Boqueirão do Leão, General Câmara, Santa Cruz do Sul (nos distritos de Monte Alverne e Alto Paredão), Vale do Sol e Vera Cruz. A iniciativa é conduzida pelo Comitê Pró-Clima do consórcio, que trabalha na articulação de estratégias para o enfrentamento de eventos climáticos extremos.
A Prefeitura de General Câmara destacou que o novo equipamento representa um avanço importante no monitoramento do clima e no fortalecimento da agricultura local, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do município.
Segundo o presidente do Cisvale, Gilson Becker, as estações vão fortalecer o acompanhamento dos volumes de chuva e auxiliar na tomada de decisões preventivas. — Fizemos todo esse estudo da região para evitar sobreposição e, ao mesmo tempo, termos os dados na palma da mão. Essas estações vêm complementar pontos estratégicos. Hoje, em caso de chuva forte, precisamos ligar para outros municípios para saber como estão os rios e só então tomar medidas de prevenção — explicou.
Becker também anunciou a intenção de adquirir mais cinco estações meteorológicas com recursos da Consulta Popular, através do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). A expectativa é de que, até o fim do ano, o consórcio tenha 26 estações em funcionamento.
COMENTÁRIOS