Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,24/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Escritor norte-americano afirma que Brasil é mais democrático que os EUA

Steven Levitsky, autor de "Como as democracias morrem", elogiou a atuação do STF e comparou positivamente a resposta brasileira às ameaças institucionais

Reprodução
Escritor norte-americano afirma que Brasil é mais democrático que os EUA Steven Levitsky, autor de "Como as democracias morrem", elogiou a atuação do STF e comparou positivamente a resposta brasileira às ameaças institucionais
Publicidade

Em entrevista concedida à BBC News Brasil, o escritor e cientista político norte-americano Steven Levitsky afirma que “o Brasil é um sistema mais democrático que os Estados Unidos”.

Publicidade

Levitsky, professor da Universidade de Harvard e autor do best-seller "Como as democracias morrem", avaliou que as instituições brasileiras reagiram de forma mais firme e coordenada às ameaças à democracia do que ocorreu nos Estados Unidos após a tentativa de invasão ao Capitólio em 2021, durante a gestão de Donald Trump.

Segundo o pesquisador, a resposta institucional no Brasil diante dos ataques ocorridos durante e após as eleições de 2022 foi mais eficiente do que a reação norte-americana aos episódios envolvendo o ex-presidente Trump.

Levitsky destacou ainda o papel fundamental do STF na preservação da democracia durante o governo Jair Bolsonaro (PL), embora tenha ponderado que, passada a crise, a Corte deve retornar ao seu “devido lugar” dentro do regime democrático.

— Sempre que há um órgão não eleito formulando políticas, entra-se em um território perigoso para a democracia — observou, referindo-se à atuação do Supremo.

Ainda sobre o julgamento de Bolsonaro, ele afirmou:

— Pelo que posso perceber, o tribunal parece estar no seu devido lugar. Este é o trabalho da Corte: julgar Bolsonaro e puni-lo, se for considerado culpado.

A BBC News Brasil também destacou que, na visão de Levitsky, países e instituições que enfrentam ameaças e intimidações de Donald Trump tendem a obter mais sucesso em negociações comerciais e disputas tarifárias com os Estados Unidos.

Atualmente, Jair Bolsonaro é alvo de um novo inquérito no STF, que investiga uma suposta tentativa de interferência no Judiciário brasileiro por meio de sanções econômicas impostas pelos EUA sob a gestão de Trump. A investigação busca apurar se houve tentativa de coação da Justiça no processo em que o ex-presidente responde por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.