Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,22/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Morre o poeta e professor gaúcho Mario Pirata, aos 67 anos

Artista estava com a saúde debilitada e vinha enfrentando um processo de despedida, segundo a família

Divulgação
Morre o poeta e professor gaúcho Mario Pirata, aos 67 anos Mario Pirata
Publicidade

Faleceu neste domingo (20/07), aos 67 anos, o poeta e professor gaúcho Mario Augusto Franco de Oliveira, mais conhecido como Mario Pirata. A informação foi divulgada pela família nas redes sociais.

Publicidade

Nascido na capital gaúcha em 1957, Mario Pirata teve uma trajetória marcada pela multiplicidade artística. Além de poeta, atuou como arte-educador, teatreiro, brincadeiro e performer. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e também se formou em áreas como dança, teatro, música, psicomotricidade e recreação terapêutica.

Autor de 17 livros, entre eles Bicho-poesia (1998), A volta do Bicho-poesia (2003) e Um, dois, bolinho de arroz (2012), lançou sua obra mais recente, Ciomacio (Libretos Editora), em maio deste ano. Mario também teve participação em diversas antologias e publicações literárias.

Nos anos 1970, integrou o grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, participando de espetáculos de rua. A atuadora Tânia Farias, integrante do coletivo, prestou homenagem nas redes sociais:

— Foi embora nosso poeta. Foi brincar com as estrelas, depois de recortá-las em papel para nos entregar, foi conhecê-las pessoalmente. Voa, pajarito, amado. A gente te guarda no coração e na boca através das tuas palavras socadas com amor e fermento.

Mario Pirata também escreveu peças para os grupos de teatro de bonecos Caixa do Elefante (Porto Alegre) e Entre Linhas (Novo Hamburgo). Atuou ainda ao lado de nomes como o músico Marcelo Fornazier, a atriz e diretora Deborah Finocchiaro e a cantora Karine Cunha.

Com uma carreira voltada ao público infantil e adolescente, unia literatura, declamação, canto e contação de histórias em suas apresentações, mas também encantava adultos com sua poesia.

Na sexta-feira (18), a família havia comunicado nas redes sociais que o artista estava “acamado e em estado de saúde bastante delicado”, passando por “um processo de despedida deste plano”.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.