Governo Federal reconhece situação de emergência em São Jerônimo e Barão do Triunfo
Municípios da Região Carbonífera estão entre os 18 do Rio Grande do Sul afetados por desastres e incluídos em portarias publicadas pelo MIDR

São Jerônimo e Barão do Triunfo, na Região Carbonífera, tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta quarta-feira (16/07). A medida foi publicada no Diário Oficial da União e permite que as prefeituras solicitem recursos federais para ações de resposta a desastres, como fornecimento de alimentos, água potável, kits de higiene e limpeza, entre outros itens essenciais.
Ambos os municípios gaúchos foram atingidos por fortes chuvas, que causaram prejuízos à infraestrutura e transtornos à população. Além deles, o reconhecimento federal de situação de emergência também abrange outras 16 cidades do Rio Grande do Sul: Jari, Alegrete, Silveira Martins, Caçapava do Sul, Pinhal Grande, Bento Gonçalves, Nova Palma, Bagé, Dom Feliciano, Rosário do Sul, Santo Antônio das Missões, Itacurubi, São Borja, Santa Margarida do Sul e Palmeira das Missões.
Com o reconhecimento oficial, os municípios já podem solicitar recursos emergenciais ao governo federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A liberação dos valores ocorre após análise técnica da Defesa Civil Nacional, com posterior publicação de portaria autorizando os repasses.
O MIDR também disponibiliza capacitações online gratuitas voltadas a agentes municipais e estaduais para uso do sistema e melhoria na gestão de riscos e desastres. A lista de cursos pode ser acessada no site oficial da Defesa Civil Nacional.
COMENTÁRIOS