Com dois gols de João Pedro, Chelsea vence o Fluminense e avança à final do Mundial de Clubes
Equipe de Renato Portaluppi se despede como a melhor sul-americana do torneio

O Chelsea garantiu vaga na final do Mundial de Clubes ao derrotar o Fluminense por 2 a 0 nesta terça-feira (8), no MetLife Stadium, nos Estados Unidos. Os dois gols da partida foram marcados por João Pedro, atacante brasileiro formado nas categorias de base do próprio Fluminense, em Xerém. O jogador optou por não comemorar os gols diante do ex-clube.
Com o resultado, o time inglês aguarda o vencedor do confronto entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, que se enfrentam nesta quarta-feira (9), às 16h. A decisão do torneio está marcada para domingo (13).
Apesar da eliminação, o Fluminense encerra sua participação como a melhor equipe fora da Europa e levará para casa cerca de R$ 218 milhões em premiações — o equivalente a US$ 39,83 milhões.
Primeiro tempo: golaço e lance polêmico
A partida começou com equilíbrio e poucas chances claras nos primeiros 15 minutos. O Chelsea teve mais posse de bola e tomou a iniciativa ofensiva, enquanto o Fluminense apostava em contra-ataques.
Aos 17 minutos, João Pedro abriu o placar em belo chute colocado no ângulo, após sobra na entrada da área. Pouco depois, Malo Gusto quase ampliou de cabeça, mas o goleiro Fábio fez boa defesa.
O Fluminense teve sua melhor chance aos 25 minutos. Germán Cano fez o pivô e deixou Hércules na cara do gol. O volante finalizou bem, mas Cucurella salvou em cima da linha. Aos 34, um cruzamento de Renê bateu no braço de Chalobah, e o árbitro inicialmente assinalou pênalti. No entanto, após revisão do VAR, a marcação foi anulada.
Segundo tempo: domínio inglês e contra-ataque fatal
No início da segunda etapa, o Chelsea seguiu com o controle do jogo. O técnico Renato Portaluppi tentou mudar o cenário com substituições, tirando Thiago Santos para a entrada de Keno e trocando Cano por Everaldo.
O Fluminense chegou a assustar em chute de Everaldo, defendido por Sánchez. No entanto, ao se lançar ao ataque, a equipe carioca acabou vulnerável na defesa. Em rápido contra-ataque, Enzo Fernández lançou João Pedro, que cortou para o meio e finalizou com precisão para marcar o segundo gol.
A partir daí, o Chelsea administrou o resultado. O Fluminense apostou em bolas alçadas na área, mas não conseguiu criar chances claras. Já os ingleses tiveram a oportunidade de ampliar com Nkunku, mas Thiago Silva salvou em cima da linha.
Sem forças para reagir, o Fluminense se despediu do torneio sob aplausos de seus torcedores e com o reconhecimento financeiro e esportivo da boa campanha. O Chelsea, por sua vez, busca mais um título mundial diante de um gigante europeu.
COMENTÁRIOS