Medicina da Ulbra projeta ações com foco em inovação, tecnologia e integração
Atividades visam desenvolvimento da Região Carbonífera na área da saúde

Com foco em inovação, integração comunitária e excelência técnica e acadêmica, a Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo se prepara para iniciar o semestre letivo 2025/2 com uma série de novidades que reforçam seu compromisso com uma formação médica humanizada e de qualidade.
Entre as ações previstas estão a ampliação da infraestrutura dos laboratórios, a criação de novas ligas acadêmicas, projetos de extensão, eventos voltados à área da saúde e metodologias inovadoras de ensino.
A projeção para os próximos meses é fruto de um encontro estratégico que reuniu professores, coordenação e equipe diretiva para avaliação dos resultados obtidos e definição do planejamento do próximo período, 2025/2. A reunião destacou os avanços conquistados pela graduação para o desenvolvimento da Região Carbonífera na área da saúde e os investimentos previstos para qualificar ainda mais a formação dos futuros médicos.
- Mesmo em uma região com muitos desafios geográficos, estamos conseguindo ultrapassar barreiras e consolidar uma formação médica de alto nível no interior do Estado, o que é excelente para o desenvolvimento da saúde na Região Carbonífera, que é o nosso maior propósito. Isso é motivo de orgulho para todos nós - ressalta a coordenadora do curso de Medicina, professora Rosângela Dornelles, sobre o balanço das ações realizadas em 2025/1.
Novas Ligas Acadêmicas reforçam protagonismo estudantil
Um dos destaques do planejamento para 2025/2 é a criação da Liga Acadêmica de Trauma e da Liga Acadêmica de Cuidado e Prevenção. As iniciativas irão fortalecer áreas cruciais para o cuidado com a vida e ampliar a inserção dos estudantes em atividades práticas, promovendo a construção de saberes dentro e fora da sala de aula.
- As ligas favorecem o aprofundamento em temas específicos, incentivam a produção científica, estimulam o protagonismo estudantil e ainda funcionam como diferencial em processos seletivos para residência médica. Além disso, as ligas também promovem uma conexão direta com a comunidade local por meio de ações sociais, contribuindo para o desenvolvimento da saúde na Região Carbonífera - destaca o coordenador adjunto do curso, professor Fábio Caldana.
Inovação pedagógica e práticas integradas
A Ulbra São Jerônimo continuará investindo em metodologias ativas, como hackathons acadêmicos e discussões interdisciplinares de casos clínicos, ampliando a capacidade dos estudantes de resolver problemas reais em contextos colaborativos. Também está prevista mais inserção nos campos da Atenção Básica, aproximando os futuros médicos da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Nosso principal objetivo é formar profissionais com capacidade técnica, pensamento crítico e responsabilidade social. Nossa proposta pedagógica é centrada no aprendizado ativo e na integração com o território - reforça a Assessora Pedagógica, Liana Razek Cunha.
Ampliação da infraestrutura e investimentos tecnológicos
Outro ponto forte para o segundo semestre é a ampliação da infraestrutura dos laboratórios, com destaque para os de Histologia e Anatomia. A iniciativa, viabilizada pela mantenedora Aelbra, visa proporcionar aos estudantes espaços ainda mais modernos e adequados para as atividades práticas.
- Esses investimentos refletem nosso compromisso com a melhoria contínua da qualidade do ensino. Estamos equipando nossos ambientes para que os acadêmicos tenham acesso aos melhores recursos desde os primeiros semestres - afirma o diretor da Ulbra São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira.
Balanço positivo e consolidação do curso
O encerramento do semestre 2025/1 foi marcado por avaliações positivas registradas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) por parte dos estudantes em relação à atuação do corpo docente e às estratégias didáticas adotadas.
Com o planejamento de eventos voltados à área da saúde e o fortalecimento dos projetos de extensão que aproximam ainda mais a universidade da comunidade, o Centro Acadêmico da Medicina também ganhará mais destaque, com o planejamento de debates, fóruns e ações integradas que estimulem o pensamento crítico e a construção coletiva do conhecimento.
- A riqueza das experiências vividas no semestre e o reconhecimento dos alunos nos enchem de orgulho. Mesmo com os desafios que envolvem o ensino superior no interior do Estado, temos conseguido consolidar um curso de Medicina forte, inovador e comprometido com a transformação social - finaliza a coordenadora Rosângela.
COMENTÁRIOS