Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,16/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

General Câmara recebe seminário do programa Terra Forte para fortalecer a agricultura familiar

Evento promovido pela Prefeitura e Emater será realizado no dia 21 de julho, no Salão da Capela São José, no Boqueirão

Emater-RS / Divulgação
General Câmara recebe seminário do programa Terra Forte para fortalecer a agricultura familiar Programa estadual visa recuperar a capacidade produtiva das propriedades rurais e fortalecer a resiliência climática da agricultura familiar
Publicidade

A Secretaria Municipal de Agricultura de General Câmara, em parceria com a Emater/RS-Ascar, promove no próximo dia 21 de julho (segunda-feira) o seminário de divulgação da Operação Terra Forte, programa estadual que visa recuperar a capacidade produtiva das propriedades rurais e fortalecer a resiliência climática da agricultura familiar.

Publicidade

O encontro será realizado a partir das 13h30, no Salão da Capela São José, na localidade do Boqueirão, com entrada gratuita e aberto a todos os produtores e interessadas e interessados no tema.

Considerado a maior iniciativa já proposta pelo governo estadual voltada à recuperação de solos no campo, o Terra Forte integra o Plano Rio Grande — estratégia de reconstrução do Estado após os desastres climáticos de 2024 — e será financiado com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), com um investimento inicial de R$ 300 milhões.

Durante o seminário, serão apresentadas as ações e oportunidades oferecidas pelo programa, que contempla quatro eixos principais:

  • Transferência direta de recursos de até R$ 30 mil a agricultores familiares, via Cartão Cidadão;
  • Assistência técnica e extensão rural, com diagnóstico e plano de recuperação para até 150 mil propriedades;
  • Qualificação de patrulhas agrícolas, com novos tratores destinados aos municípios;
  • Governança e parcerias institucionais, por meio de um comitê de coordenação e transparência.

A ação pretende beneficiar diretamente 15 mil agricultores familiares e, de forma indireta, alcançar até 150 mil unidades produtivas rurais no Rio Grande do Sul. Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini Covatti, o programa representa uma “virada de chave” na agricultura familiar gaúcha, construída com a participação de universidades, cooperativas e entidades técnicas.

A Emater/RS-Ascar será responsável pela execução das etapas nas propriedades, incluindo diagnósticos técnicos, planos de recuperação e implementação de tecnologias de Baixa Emissão de Carbono.

A Prefeitura de General Câmara convida os produtores locais para participar do seminário e conhecer de perto as iniciativas que visam impulsionar o desenvolvimento rural sustentável no município.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.