Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,16/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

72% dos brasileiros rejeita justificativas de Trump para tarifa contra o Brasil, aponta pesquisa Quaest

Levantamento mostra que população vê medida como injusta e apoia retaliação do governo Lula

Reprodução / Facebook / Donald J. Trump
72% dos brasileiros rejeita justificativas de Trump para tarifa contra o Brasil, aponta pesquisa Quaest Donald Trump
Publicidade

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16/07) pela Genial/Quaest revela que 72% dos brasileiros discordam das justificativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, sob o argumento de que o Brasil estaria perseguindo judicialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro. Apenas 19% avaliam que Trump está certo.

Publicidade

Além disso, 57% dos entrevistados acreditam que o presidente norte-americano não tem o direito de criticar o processo judicial de Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 36% veem a crítica como legítima. Quando questionados sobre a declaração de Trump de que a relação comercial entre os dois países é injusta, 63% discordam da afirmação, e apenas 25% concordam.

Efeitos econômicos e apoio à retaliação

A percepção de que o tarifaço afeta diretamente a economia brasileira também é ampla: 79% dos entrevistados afirmam que a medida terá impacto negativo em suas vidas, especialmente no bolso do consumidor. Em resposta, 53% apoiam a estratégia do governo Lula de aplicar medidas equivalentes contra os EUA, enquanto 39% são contrários à retaliação.

Apesar do apoio majoritário à reação do governo brasileiro, 55% dos entrevistados consideram que Lula provocou Trump ao criticá-lo durante a reunião dos BRICS, em 7 de julho. Para 31%, não houve provocação.

Sobre os motivos que levaram Trump a aplicar a tarifa, 26% atribuem a decisão ao discurso de Lula, 22% às ações do STF contra Bolsonaro, 17% à influência do ex-deputado Eduardo Bolsonaro nos EUA e 10% às medidas brasileiras contra as big techs norte-americanas.

Polarização influencia opiniões

A percepção de responsabilidade varia conforme a posição política do entrevistado: entre bolsonaristas, 44% culpam Lula, enquanto entre petistas e pessoas mais à esquerda, a culpa recai sobre Bolsonaro e seu filho Eduardo.

Quando perguntados sobre qual dos lados está mais certo no conflito, 44% apontam Lula e o PT, 29% escolhem Bolsonaro e seus aliados, e 15% afirmam que nenhum dos dois está agindo corretamente.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 14 de julho de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.