Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,16/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Congresso se une a Lula contra tarifa de Trump e amplia isolamento de Bolsonaro

Presidentes da Câmara e do Senado reforçam apoio ao Executivo e não mencionam pedidos de anistia feitos por bolsonaristas

Pedro Gontijo / Senado Federal
Congresso se une a Lula contra tarifa de Trump e amplia isolamento de Bolsonaro Três homens estão posando para a foto em um ambiente interno. O homem à esquerda está vestindo um terno azul escuro com uma gravata clara. O homem no meio, mais velho, usa um terno escuro e uma gravata rosa. O homem à direita está vestido com um ter
Publicidade

Em meio à crise diplomática desencadeada pelo anúncio de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), manifestaram apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reafirmaram o compromisso do Congresso com a defesa da soberania nacional. As informações são da Folha de S. Paulo.

Publicidade

A declaração foi feita durante reunião realizada nesta quarta-feira (16/07) com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Na ocasião, tanto Motta quanto Alcolumbre afirmaram que o Legislativo está à disposição do governo para enfrentar a crise provocada pela sobretaxa imposta pelos EUA.

— Houve uma agressão ao Brasil e aos brasileiros. O Legislativo está unido em defesa da soberania nacional, dos empregos e dos nossos empresários — afirmou Alcolumbre em vídeo divulgado à imprensa. O senador também elogiou Lula por ter confiado a Alckmin a liderança da resposta oficial brasileira.

Hugo Motta seguiu a mesma linha e citou como exemplo o apoio do Parlamento à Lei de Reciprocidade, aprovada em abril, destacando que o Brasil “não pode aceitar que decisões externas interfiram em sua soberania”.

— A população entende que o Brasil não pode ser conduzido por pressões de fora. Vamos agir com união e responsabilidade para superar esse momento — disse o presidente da Câmara.

Ambos os líderes ignoraram os pedidos de anistia feitos por Eduardo e Flávio Bolsonaro, filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como moeda de troca para tentar conter o tarifaço. A medida de Trump, anunciada em carta publicada em rede social, foi justificada com base na suposta “perseguição política” ao ex-presidente e seus aliados, investigados por tentativa de golpe.

Segundo o republicano, o Brasil está cometendo “uma coisa horrível” com Bolsonaro, a quem ele considera inocente. Eduardo Bolsonaro, atualmente residindo nos EUA, tem atuado junto a congressistas e empresários americanos em uma campanha contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

A manifestação pública de apoio do Congresso ao Executivo aprofunda o isolamento político do ex-presidente. Governadores de direita que inicialmente criticaram Lula e minimizaram a gravidade das medidas de Trump agora reconhecem os impactos da sobretaxa e também passaram a defender uma solução diplomática.

Em coletiva após a reunião, o vice-presidente Alckmin reforçou que a medida dos EUA representa um “equívoco” e é injustificável diante do superávit comercial americano em relação ao Brasil.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.