Chuva forte, granizo e temperaturas amenas marcam a sexta-feira no RS
Inmet emite alerta de perigo potencial para o extremo norte do Estado; instabilidade deve seguir no fim de semana

O Rio Grande do Sul pode enfrentar chuva forte e queda de granizo nesta sexta-feira (25), especialmente nas regiões Norte e Noroeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para o extremo norte do Estado, com previsão de acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. O aviso é válido até as 10h da manhã.
De acordo com a Climatempo, os maiores volumes de chuva são esperados em cidades como Tapejara (47,34 mm), Passo Fundo (34,95 mm) e Muçum (32,74 mm). A instabilidade deve vir acompanhada de raios e granizo.
Apesar de uma leve elevação nas temperaturas em relação ao dia anterior, a sensação térmica ainda será de tempo ameno. Em municípios como São Luiz Gonzaga, Maçambará e São Borja, os termômetros podem chegar aos 25 °C. Já as menores mínimas estão previstas para o Chuí e Santa Vitória do Palmar, com 10 °C.
Na Região Carbonífera, o dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. Mínima de 11 °C e máxima de 21 °C.
Em Porto Alegre e na Serra, a previsão é de chuviscos isolados durante a madrugada e a manhã. Ao longo do dia, o tempo segue encoberto, mas a tendência é de redução das precipitações.
Na Região Metropolitana, a manhã nublada com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens e noite com muita nebulosidade. Mínima de 12 °C e máxima de 22 °C.
No Sul do Estado, a chegada de uma nova frente fria pelo oceano pode provocar pancadas de chuva fraca a moderada durante a noite. Nas demais regiões, o tempo se mantém mais estável, com variação de nuvens.
Fim de semana com mais instabilidade
O sábado (26/07) também será marcado por instabilidade no tempo. Uma área de baixa pressão sobre o interior do continente deve se intensificar, ao mesmo tempo em que uma frente fria avança pelo oceano. Há previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte em diversas regiões, com possibilidade de raios e granizo isolado. Os volumes mais expressivos devem atingir o Oeste, a Região Central, a Campanha, o Sul, o Litoral e a Região Metropolitana.
COMENTÁRIOS