Polícia Civil de Charqueadas prende homem ameaçar e perseguir ex-companheira
Acusado não aceitava fim do relacionamento e foi detido após ameaçar a mulher e familiares dela; prisão preventiva foi decretada pela Justiça

A Polícia Civil prendeu preventivamente um homem acusado de ameaça, perseguição e descumprimento de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). A prisão foi realizada por policiais civis das Delegacias de Charqueadas e Butiá, com apoio de policiais militares do 28º Batalhão de Polícia Militar, na Região Carbonífera.
De acordo com o delegado Marco Schalmes, responsável pela investigação, o acusado não aceitava o fim do relacionamento com a ex-companheira e passou a praticar diversos atos de violência psicológica. No dia 4 de agosto de 2025, ele foi até a cidade de Butiá, onde perseguiu e ameaçou de morte a vítima. Em seguida, passou a monitorar a casa de familiares da mulher, fazendo ligações com novas ameaças — entre elas, a de invadir o local e matar todos que estivessem presentes.
Diante da gravidade dos fatos e do descumprimento de medidas protetivas já estabelecidas, a Polícia Civil solicitou à Justiça a decretação da prisão preventiva, que foi prontamente cumprida.
Segundo o delegado, o homem já possui dois indiciamentos por posse ilegal de arma de fogo, o que agrava a situação e aumenta o risco à integridade da vítima e de seus familiares.
Denuncie a violência
A Delegacia de Polícia de Charqueadas reforça a importância da denúncia em casos de violência doméstica, ameaça e perseguição. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo WhatsApp (51) 98416-5791.
COMENTÁRIOS