Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,26/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula pede cassação de Eduardo Bolsonaro, lança novo slogan em defesa da soberania e rebate Trump

‘Do lado do povo brasileiro’: reunião ministerial marca ofensiva política do governo diante de tarifas dos EUA

Marcelo Camargo / Agencia Brasil
Lula pede cassação de Eduardo Bolsonaro, lança novo slogan em defesa da soberania e rebate Trump Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou a segunda reunião ministerial de 2025, realizada nesta terça-feira (26) em Brasília, para reforçar a defesa da soberania nacional, criticar medidas do governo dos Estados Unidos e anunciar mudanças na comunicação oficial do Planalto.

Publicidade

Durante o encontro, Lula voltou a criticar a política tarifária do presidente Donald Trump, que recentemente elevou em até 50% as taxas sobre parte das exportações brasileiras. O presidente afirmou que o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém”, mas destacou que o governo segue disposto a negociar em condições de igualdade.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, apresentou números que mostram o impacto das tarifas: 35,6% das exportações brasileiras aos EUA já estão submetidas à alíquota de 50%. Para amenizar os efeitos do tarifaço, o governo lançou o Plano Brasil Soberano, que prevê R$ 30 bilhões em crédito a exportadores, além de medidas de apoio a setores estratégicos.

Críticas a Eduardo Bolsonaro

No mesmo encontro, Lula defendeu que o Congresso Nacional discuta a cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março. O parlamentar, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, é acusado de articular com autoridades norte-americanas a aplicação de sanções contra o Brasil. Para Lula, trata-se de “uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos seus”.

Na semana passada, Eduardo e o ex-presidente Jair Bolsonaro foram indiciados pela Polícia Federal por coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Regulação das big techs

Outro ponto de destaque foi a defesa da regulação das grandes empresas de tecnologia norte-americanas. Lula afirmou que as chamadas big techs são “patrimônio americano, não nosso” e que, para operar no Brasil, precisam respeitar a Constituição e a legislação nacionais.

A declaração ocorreu após Donald Trump ter ameaçado aumentar tarifas contra países que criarem regras específicas para as empresas do setor. No Brasil, o tema está em debate no Congresso e no Supremo Tribunal Federal, que recentemente decidiu que plataformas podem ser responsabilizadas por conteúdos criminosos publicados por usuários.

Novo slogan do governo

O encontro também marcou a apresentação do novo slogan oficial do governo: “Do lado do povo brasileiro”, que substituirá “União e Reconstrução”. Segundo o Planalto, a mudança simboliza a transição para uma fase voltada à defesa da soberania, da justiça social e da proteção à população.

Durante a reunião, Lula e os ministros usaram bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, reforçando o tom nacionalista do discurso presidencial diante das pressões externas e da conjuntura política interna.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.