Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,26/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Possível retorno da La Niña deve influenciar clima no Brasil na primavera

Modelos indicam que águas do Pacífico Equatorial podem esfriar, aumentando risco de estiagens no Sul e eventos extremos de chuva Norte e Nordeste

Reprodução
Possível retorno da La Niña deve influenciar clima no Brasil na primavera Segundo análise da MetSul e projeções da NOAA, a probabilidade de La Niña durante a primavera é superior a 50%
Publicidade

O Oceano Pacífico permanece em neutralidade, sem sinais de El Niño ou La Niña, mas apresenta resfriamento na região Centro-Leste. De acordo com modelos climáticos e a última atualização da NOAA, agência de clima dos Estados Unidos, há possibilidade de que condições de La Niña se estabeleçam durante a primavera.

Publicidade

Atualmente, a anomalia de temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Centro-Leste, região chamada Niño 3.4, está em -0,4ºC, ainda na faixa de neutralidade. Perto da costa da América do Sul, no Pacífico Leste (Niño 1+2), a anomalia está em -0,1ºC. Essa é a menor temperatura semanal registrada na região desde fevereiro, mas o oceano segue sem configurar oficialmente um evento de La Niña.

Especialistas alertam que neutralidade não significa normalidade. Mesmo sem El Niño ou La Niña, podem ocorrer extremos de chuva e temperatura. Em maio, por exemplo, áreas do Noroeste da província de Buenos Aires receberam quase 500 mm de chuva, enquanto no Rio Grande do Sul cidades tiveram volumes entre 300 mm e 500 mm, provocando enchentes. Episódios semelhantes se repetiram em junho e agosto, com chuvas intensas no Sul gaúcho. Além disso, o inverno deste ano tem registrado temperaturas abaixo da média histórica, especialmente no Sul do país.

Segundo análise da MetSul e projeções da NOAA, a probabilidade de La Niña durante a primavera é superior a 50%. No entanto, para o verão, o cenário mais provável é retorno à neutralidade, com a possibilidade de o resfriamento não persistir. Se as condições de La Niña se prolongarem até o verão, o evento será oficialmente caracterizado.

O fenômeno La Niña ocorre quando a superfície do Pacífico Equatorial Central e Oriental apresenta temperaturas abaixo do normal, afetando padrões de vento, precipitação e temperatura global. No Brasil, tende a reduzir chuvas no Sul e aumentar precipitação no Norte e Nordeste. Mesmo assim, podem ocorrer episódios de chuva extrema, com enchentes e inundações. Além da chuva, a fase fria facilita a entrada de massas de ar frio, podendo gerar ondas de frio tardias no primeiro ano do evento e precoces no outono do segundo ano.

Em escala global, La Niña costuma contribuir para uma desaceleração do aquecimento da Terra, embora a temperatura média ainda permaneça elevada devido ao aquecimento recente do planeta. A última fase de La Niña ocorreu entre 2020 e 2023, trazendo estiagens no Sul do Brasil e crises hídricas em países como Uruguai, Argentina e Paraguai.

Impactos esperados do La Niña no Brasil

Se confirmado, o La Niña na primavera 2025 pode trazer impactos relevantes para diferentes regiões brasileiras:

  • Região Sul: Chuvas irregulares, prejudicando a agricultura e o abastecimento hídrico.
  • Região Norte: Chuvas acima da média, com risco de elevação do nível de rios.
  • Região Sudeste: Temperaturas abaixo da média e possibilidade de novas ondas de frio.
  • Além disso, os efeitos devem impactar diretamente a agricultura, sobretudo na Região Sul, que inicia o plantio nas próximas semanas.

La Niña e a agricultura brasileira

O setor agrícola deve estar atento:

  • Sul do Brasil: riscos para a semeadura devido à irregularidade das chuvas.
  • Norte: atenção à logística agrícola em função do aumento dos níveis dos rios.
  • Sudeste: temperaturas mais baixas podem afetar o desenvolvimento de algumas culturas.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.