Ulbra São Jerônimo e IFSul Charqueadas alinham projetos
Parcerias estratégicas visam beneficiar toda a Região Carbonífera

A Ulbra São Jerônimo vem fortalecendo sua atuação por meio de ações estratégicas que aproximam a Universidade de diferentes instituições, com o objetivo de desenvolver projetos em parceria que beneficiem tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. Esse movimento busca consolidar a presença da Ulbra como agente de transformação regional, ampliando o alcance das iniciativas científicas, sociais e educacionais que nascem dentro do Campus.
Em mais um passo nessa direção, os coordenadores de cursos da Ulbra São Jerônimo apresentaram seus projetos em reunião com o diretor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - campus Charqueadas, Diego Afonso da Silva Lima, o professor André Del Mestre, da área de Tecnologia, e a professora Alessandra Helena Kimura Palmeira, da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação da Instituição, que participou por vídeoconferência. O encontro teve como foco a abertura de novas frentes de cooperação acadêmica, tecnológica e social.
Projetos apresentados
Entre as propostas, o coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Leonardo Haerter dos Santos, destacou o projeto de Sustentabilidade Industrial e Energética, que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas capazes de gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos na Região Carbonífera.
Com o propósito de fomentar os estudos científicos, também foi apresentada a revista eletrônica Ciência e Conhecimento, da Ulbra São Jerônimo, coordenada pelo professor Paulo Henrique Damasceno. O periódico tem como objetivo valorizar a pesquisa e democratizar o acesso à produção acadêmica, oferecendo um espaço plural e aberto a estudantes, docentes e demais autores interessados, reafirmando o papel da Universidade como centro ativo de produção e divulgação do conhecimento.
Na área da Psicologia, o coordenador Thomás Nunes Ribeiro apresentou a proposta de criação de um aplicativo para a Clínica-Escola de Psicologia. A iniciativa busca otimizar os processos de gestão de atendimentos, prontuários e comunicação, modernizando e qualificando os serviços oferecidos à comunidade.
O diretor da Ulbra São Jerônimo, professor Rodrigo Baptista Moreira, docente do curso de Educação Física, destacou a proposta de criação de um Centro de Treinamento Esportivo para crianças e jovens. O espaço será voltado ao desenvolvimento esportivo, promovendo práticas seguras, inclusivas e de qualidade, contribuindo para a formação integral, saúde e cidadania.
Também participaram do encontro e apresentaram suas iniciativas a coordenadora do curso de Medicina, professora Rosângela Dornelles, acompanhada do coordenador adjunto, professor Fábio Caldana; o coordenador do curso de Direito, professor Eduardo Kucker Zaffari; e o coordenador do curso de Administração, professor Álvaro Werlang.
Iniciativas em andamento
A Ulbra São Jerônimo já desenvolve, por meio do curso de Educação Física, o projeto Indicadores de Saúde nas Escolas, em parceria com a UFPel e o IFSul – Campus Charqueadas. A iniciativa busca se consolidar como política pública nacional e consiste na aplicação de avaliações físicas periódicas em crianças da educação básica, com o objetivo de monitorar curvas de crescimento e outros dados relevantes ao desenvolvimento físico e à saúde infantil.
Um aplicativo desenvolvido em parceria entre a Ulbra São Jerônimo e o IFSul Charqueadas está em fase final de implantação e será a principal ferramenta de coleta e integração dessas informações.
Todas as ações apresentadas reforçam o compromisso da Ulbra São Jerônimo em articular ensino, pesquisa e extensão em sintonia com as demandas regionais.
— A construção de parcerias estratégicas com instituições como a UFPel e o IFSul representa a ampliação de horizontes para a Ulbra São Jerônimo e a consolidação de seu papel no desenvolvimento sustentável da Região Carbonífera — concluiu o diretor da Universidade, professor Rodrigo Baptista Moreira.
COMENTÁRIOS