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São Jerônimo, RS,05/09/2025

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Volkswagen lança o Polo Track, sucessor do Gol, por R$ 80 mil

Gol deixa de ser produzido após 42 anos no mercado

Volkswagen / Divulgação
Volkswagen lança o Polo Track, sucessor do Gol, por R$ 80 mil Volkswagen Polo Track, que chega ao mercado brasileiro em janeiro de 2023
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Lançado em 1980 para substituir o Fusca, o Volkswagen Gol se despede do mercado brasileiro após 42 anos de produção e vendas, sendo 27 deles como líder de mercado. No seu lugar, a marca alemã acaba de lançar o Polo Track, que chegará às lojas em janeiro de 2023. O hatch é uma versão simplificada do novo Polo, que ganhou reestilização. Já em pré-venda, o Polo Track tem preço inicial de R$ 79.990. Ou seja, mesmo valor de partida do Gol. Dessa forma, com produção na fábrica de Taubaté (SP), vai concorrer com os líderes Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
Para isso, a VW anuncia condição especial de pré-lançamento em que os compradores levam um pacote adicional grátis. Este conta com itens como sistema de som com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto.

COMO É?

O novo Polo Track é feito sobre a plataforma modular MQB, a mesma de Polo e Virtus, e dos SUVs compactos Nivus e T-Cross. Em relação ao visual, o hatch mantém o visual renovado do Polo, com pequenas mudanças. É o casso, por exemplo, da grade frontal, que tem grelha no formato de colmeia. Além disso, a peça ficou mais larga e se conecta aos faróis, que utilizam luzes halógenas – ao contrário do novo Polo, que tem iluminação de LEDs.
Nas laterais, há um acabamento preto fosco nos retrovisores e nas maçanetas, bem como novas rodas de 15 polegadas com calotas. Por fim, a traseira é bem parecida com a do novo Polo e tem as lanternas com máscaras negras. A parte central do para-choques, onde fica a placa do veículo, também é preta. No mais, tem o nome “Track” no meio da tampa do porta-malas.
De acordo com a Volkswagen, o Polo Track se destaca no espaço interno. Afinal, tem 2,56 metros de entre-eixos e 1,75 m de largura – é o maior entre-eixos do segmento. As outras medidas não foram divulgadas, mas o hatch deve manter 4,07 m de comprimento e 1,47 de altura das demais versões do Polo. O porta-malas, por sua vez, tem 300 litros de volume. Ao todo, são quatro opções de cores. Entre elas, Branco Cristal e Preto Ninja (sólidas), além de Prata Sirius e Cinza Platinum (metálicas).

ITENS DE SÉRIE

Na cabine, não há alterações em relação ao Polo. No entanto, a Volkswagen adiantou uma parte da lista de equipamentos de segurança. O hatch virá com assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, alerta de cinto de segurança, controle de estabilidade, bem como quatro airbags. Além disso, tem direção elétrica, ar-condicionado, e vidros dianteiros travas com acionamento elétrico. Já os retrovisores têm ajuste manual.

MOTOR 1.0

Como adiantado pelo Jornal do Carro, para ter preço competitivo e ficar na mesma faixa do Gol, o Polo Track virá com o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas. Ele gera 84 cv de potência e 10,3 mkgf de torque máximo acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.

PORQUE O GOL SAI DE LINHA?



Classificado como “carro de entrada”, o mais barato de cada marca, o Gol já não é tão atrativo em preço e por conta da tecnologia antiga. A produção entra em conflito com nova legislação, assim como ocorre com veículos de outras montadoras, como o Fiat Uno, que parou de ser produzido também em 2022. A lei estabelece índices menores de emissão de poluentes para novos carros produzidos no Brasil. Além disso, em 2024, todos os modelos terão de sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESP), que aumenta a segurança em curvas ou desvios de trajetória.
Fiat Uno e Volkswagen Gol são ícones e os últimos da chamada era dos carros populares, que chegaram a responder por 70% das vendas no país. No mês passado, o Gol ficou em 21º no ranking nacional de vendas, caindo da 9ª posição do mês anterior. Antes da aposentadoria total, terá uma edição especial de mil carros chamada de Gol Last Edition.
Um carro de entrada, mesmo sendo mais simples, nem se compara com os carros populares do fim do século passado e início dos anos 2000. Hoje, os veículos, por mais simples que sejam, têm componentes de ultima geração, ar-condicionado, air bag, vidro elétrico, direção hidráulica ou elétrica. A preferência dos consumidores quando vão comprar carros zero quilômetro é por veículos de maior valor agregado, como SUVs. No caso de carros de entrada, a busca é maior por seminovos.

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