Lula define apoio a agricultores gaúchos e Fávaro fará anúncio na Expointer
Medidas devem alcançar R$ 10 bilhões em empréstimos com juros subsidiados e carência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, nesta quinta-feira (4/09), um conjunto de medidas emergenciais de apoio a agricultores endividados do Rio Grande do Sul. O anúncio oficial será feito nesta sexta-feira (5/09), durante a cerimônia de abertura da Expointer, em Esteio, pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que inicialmente não participaria do evento, e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
A informação foi repassada ao Portal de Notícias pela assessoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT), logo após reunião em Brasília que definiu a edição de uma medida provisória. O pacote deve prever empréstimos com juros subsidiados e prazo de carência, com impacto estimado em cerca de R$ 10 bilhões. Por se tratar de medida provisória, terá vigência imediata.
Durante a manhã, havia apreensão entre lideranças do setor agropecuário com a possibilidade de Fávaro não comparecer à Expointer. A mobilização de parlamentares gaúchos do PT, no entanto, garantiu a presença do ministro.
Ainda no início da tarde, os deputados estaduais Pepe Vargas (PT), presidente da Assembleia Legislativa, e Miguel Rossetto, líder da bancada petista, receberam a confirmação de que Fávaro e Teixeira estariam na Expointer nesta sexta-feira.
Mais cedo, em entrevista na feira, o ministro Paulo Teixeira já havia sinalizado que a participação de Fávaro não estava descartada. Ele explicou que havia sido chamado a Brasília para acompanhar a elaboração do pacote de socorro e evitou antecipar medidas, afirmando que não iria se sobrepor ao presidente Lula.
Teixeira deixou o evento ainda nesta quinta para retornar a Brasília e volta ao Rio Grande do Sul nesta sexta, acompanhado do ministro da Agricultura.
COMENTÁRIOS