Alunas de Medicina da Ulbra apresentam estudo em congresso do Hospital Conceição
Acadêmicas de Medicina apresentaram seus estudos no 1° Congresso do Grupo Hospitalar Conceição, evento que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Acadêmicos da Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo participaram do 1º Congresso do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre. O evento reuniu mais de 2 mil participantes durante três dias de programação intensa que incluiu seminários, conferências internacionais, rodas de conversa, apresentações culturais e 241 trabalhos inscritos.
Sediado no Centro de Eventos da Fiergs, o congresso recebeu delegações de centenas de municípios brasileiros, além de países como Chile, Itália e Nianmar. A atividade contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que assinou contrato para a estruturação do projeto de um novo hospital 100% SUS no Rio Grande do Sul.
O encontro debateu temas de grande relevância para a saúde, como os impactos das mudanças climáticas, inovação na formação dos profissionais, fortalecimento do SUS e novas perspectivas de pesquisa e ensino.
Nesse cenário de aprendizado e reflexão sobre os rumos da saúde, as futuras médicas Lavínia da Silva Castro e Francieli dos Santos Godoy apresentaram os resultados das pesquisas realizadas na disciplina de Medicina de Família e Comunidade I, vivenciando pela primeira vez a experiência de um evento científico de referência nacional.
Com o tema "Verificação de informações de saúde pública para a população em sites oficiais dos municípios da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul", as acadêmicas apresentaram ao público os dados reunidos em visitas às secretarias de saúde da Região Carbonífera.
— Desde o primeiro semestre, os estudantes participam de visitas técnicas nos municípios da Região Carbonífera, locais em que futuramente realizarão seus estágios. As atividades seguem o projeto pedagógico do curso, que integra a formação teórica em sala de aula com vivências práticas no cotidiano da saúde. Esse contato direto com as realidades locais possibilitou a coleta dos dados apresentados no congresso — explica a coordenadora da Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo, professora Rosângela Dornelles, que acompanhou as apresentações das acadêmicas.
Comparação de dados com a realidade
O projeto de análise da estrutura de saúde dos municípios consiste em visitas práticas aos municípios para que os futuros médicos possam comparar as informações registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) com a realidade das estruturas de saúde visitadas. É durante essas saídas de campo que os acadêmicos buscam os dados para fazer as comparações com as informações disponibilizadas nos sites oficiais de cada município.
— O CNES é uma ferramenta essencial para a organização e fiscalização da rede de atenção básica. A proposta de visitação desde o começo da graduação permite que os estudantes identifiquem possíveis inconsistências e é dessa maneira que poderão contribuir para a melhoria do sistema municipal de saúde - explica o coordenador Adjunto do curso, professor Fábio Caldana, que ministra a disciplina.
As visitações às Secretarias de Saúde ao longo do primeiro ano de Faculdade permitiram que os alunos observassem, na prática, os processos de gestão, os desafios enfrentados pelas equipes de saúde e as estratégias adotadas na atenção básica.
— Essas experiências ampliaram a visão dos futuros médicos sobre a prática profissional e a organização do sistema de saúde, preparando-os para atuar de forma crítica e responsável. Os resultados obtidos foram apresentados no congresso, reforçando a missão do curso de incentivar a produção científica e a participação acadêmica em eventos de grande porte — conclui o professor Caldana.
O 1º Congresso do Grupo Hospitalar Conceição também contou com a participação dos acadêmicos Ricardo de Vargas Rodrigues, Adry Willian Battochia, Mikael Leotte de Oliveira, Élen Camargo, Ana Paula Lima, Ângela Pascotini Penning, Eduarda Macarini Nicoleti e Gabriela Przybulinski Prezotto Pinheiro, que participaram virtualmente de rodas de conversas proporcionadas durante a programação.
A inserção dos alunos em eventos científicos e o estímulo à pesquisa reafirmam o compromisso da Faculdade Ulbra Medicina São Jerônimo em formar médicos preparados para atuar no cuidado clínico e, ao mesmo tempo, compreender e contribuir para a melhoria do sistema de saúde brasileiro.
COMENTÁRIOS