RS permanece em alerta para chuva forte e temporais nesta quarta-feira
Região Carbonífera também terá dia chuvoso e abafado

O Rio Grande do Sul segue sob alerta para temporais e chuva intensa nesta quarta-feira (3/09). As áreas de maior atenção, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são o Oeste, a Campanha, o Sul, parte do Noroeste, a Região Central e a Região Carbonífera, onde há risco elevado de volumes expressivos de precipitação, acompanhados de rajadas de vento e granizo.
O Inmet emitiu aviso de perigo em vigor até o fim do dia, prevendo acumulados entre 50 e 100 milímetros, ventos de 60 a 100 km/h, além de descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo. A Defesa Civil estadual reforça que a sequência de dias de instabilidade aumenta os riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos.
Os maiores volumes estão previstos para Bagé (67,29 mm), Barra do Quaraí (67,19 mm), Candiota (65,63 mm) e Quaraí (57,71 mm). No restante do Estado, a previsão é de chuva próxima aos 50 mm, com rajadas de vento e risco de temporais isolados.
Na Região Carbonífera, a quarta-feira será marcada por instabilidade durante o dia e à noite, com temperaturas entre 19 °C e 26 °C, em meio a sensação de calor e abafamento.
Apesar da instabilidade, algumas regiões registram máximas elevadas. Em Iraí, os termômetros podem chegar a 31 °C. Roca Sales, Venâncio Aires e Três Passos devem atingir 29 °C.
Próximos dias
A instabilidade deve persistir até pelo menos 10 de setembro. Os maiores acumulados devem ocorrer no Oeste, na Campanha, na Região Central, no Sul e na Carbonífera, onde a chuva pode somar até 200 mm no período, ultrapassando a média histórica do mês (entre 140 e 180 mm).
Na quinta-feira (4/09), a frente fria avança pela costa gaúcha, mantendo o tempo chuvoso. Logo depois, a entrada de uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em grande parte do Estado.
COMENTÁRIOS