Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

RS permanece em alerta para chuva forte e temporais nesta quarta-feira

Região Carbonífera também terá dia chuvoso e abafado

Alex Rocha / PMPA / Divulgação
RS permanece em alerta para chuva forte e temporais nesta quarta-feira Na Região Carbonífera, a quarta-feira será marcada por instabilidade durante o dia e à noite
Publicidade

O Rio Grande do Sul segue sob alerta para temporais e chuva intensa nesta quarta-feira (3/09). As áreas de maior atenção, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são o Oeste, a Campanha, o Sul, parte do Noroeste, a Região Central e a Região Carbonífera, onde há risco elevado de volumes expressivos de precipitação, acompanhados de rajadas de vento e granizo.

Publicidade

O Inmet emitiu aviso de perigo em vigor até o fim do dia, prevendo acumulados entre 50 e 100 milímetros, ventos de 60 a 100 km/h, além de descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo. A Defesa Civil estadual reforça que a sequência de dias de instabilidade aumenta os riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos.

Os maiores volumes estão previstos para Bagé (67,29 mm), Barra do Quaraí (67,19 mm), Candiota (65,63 mm) e Quaraí (57,71 mm). No restante do Estado, a previsão é de chuva próxima aos 50 mm, com rajadas de vento e risco de temporais isolados.

Na Região Carbonífera, a quarta-feira será marcada por instabilidade durante o dia e à noite, com temperaturas entre 19 °C e 26 °C, em meio a sensação de calor e abafamento.

Apesar da instabilidade, algumas regiões registram máximas elevadas. Em Iraí, os termômetros podem chegar a 31 °C. Roca Sales, Venâncio Aires e Três Passos devem atingir 29 °C.

Próximos dias

A instabilidade deve persistir até pelo menos 10 de setembro. Os maiores acumulados devem ocorrer no Oeste, na Campanha, na Região Central, no Sul e na Carbonífera, onde a chuva pode somar até 200 mm no período, ultrapassando a média histórica do mês (entre 140 e 180 mm).

Na quinta-feira (4/09), a frente fria avança pela costa gaúcha, mantendo o tempo chuvoso. Logo depois, a entrada de uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em grande parte do Estado.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.