Piccadilly instala nova fábrica no Presídio Estadual de Charqueadas
Programa, que também funciona em Arroio dos Ratos, já capacitou 200 apenados e produziu 478 mil pares de calçados no RS

A calçadista Piccadilly, de Igrejinha, inaugurou uma nova linha de produção no Presídio Estadual de Charqueadas, ampliando seu programa de ressocialização Caminhos de Oportunidades. A empresa já mantém operação semelhante na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos e, juntas, as iniciativas somam R$ 2,3 milhões em investimentos. As informações são da Zero Hora.
Desde o início do projeto, em 2022, já foram confeccionados 478 mil pares de calçados e 200 apenados receberam capacitação profissional, além de remuneração — na faixa de R$ 1,2 mil, paga por meio da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) — e o benefício da remição de pena.
A vice-presidente e diretora de Produto da Piccadilly, Ana Carolina Grings, destacou que a ação está alinhada ao propósito da empresa.
— Queremos transformar vidas a cada passo. Dar uma segunda chance às pessoas nos enche de orgulho e contribui para suprir a falta de mão de obra qualificada no setor calçadista — afirmou.
Segundo a empresa, o projeto tem ajudado a enfrentar a escassez de trabalhadores em uma indústria que exige forte atuação manual, já que cada par de sapatos passa por mais de 100 etapas de produção. A iniciativa também tem gerado histórias de impacto, com participantes que, após deixar o sistema prisional, conseguiram colocação em diferentes calçadistas gaúchas.
O programa já foi reconhecido com o prêmio Eco da Amcham, após uma carta de um apenado relatar como a oportunidade mudou sua vida. Para a empresa, além da relevância social, o investimento garante a manutenção da qualidade do calçado gaúcho, reconhecido internacionalmente.
COMENTÁRIOS