Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,04/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Setor petroquímico do RS busca apoio federal para recuperar competitividade

Manifesto será entregue a parlamentares durante a Expointer com adesão de oito municípios

Braskem / Divulgação
Setor petroquímico do RS busca apoio federal para recuperar competitividade A mobilização foi articulada pela Prefeitura de Triunfo, em parceria com entidades e sindicatos do setor, com o objetivo de recuperar a competitividade da indústria diante da concorrência de produtos importados
Publicidade

Durante a Expointer 2025, representantes de Prefeituras e entidades do setor químico do Rio Grande do Sul promoverão nesta sexta-feira (5) a entrega do Manifesto em defesa do Polo Petroquímico de Triunfo às bancadas estadual e federal. A iniciativa, articulada pela Prefeitura de Triunfo em parceria com o Comitê de Fomento Industrial do Polo (Cofip), a Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal), já conta com a adesão de oito municípios: Montenegro, Charqueadas, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, São Jerônimo, Santo Antônio da Patrulha, Taquari e o próprio Triunfo.

Publicidade

O movimento tem como principal objetivo acelerar a aprovação do Projeto de Lei nº 892/2025, que cria o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq), atualmente em regime de urgência na Câmara dos Deputados. O programa prevê concessão de créditos financeiros de até R$ 5 bilhões por ano, a partir de 2027, por meio da desoneração de PIS/Cofins sobre matérias-primas e insumos utilizados na produção de produtos químicos, com vigência até 2029.

Segundo o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, a participação do município reforça a relevância regional do Polo Petroquímico:

— O protagonismo do polo atual se soma ao nascente Polo de Química do RS, que traz inovação em biotecnologia e economia circular, garantindo mais competitividade e atraindo investimentos para o Estado — afirmou.

O manifesto também defende medidas antidumping para resinas importadas a preços abaixo do mercado e a manutenção da tarifa de 20% na importação de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos após 2025. A iniciativa busca enfrentar a perda de competitividade do setor diante da concorrência internacional, que ameaça empregos, investimentos e arrecadação, especialmente na região de Triunfo, onde a previsão é de queda de 30% no ICMS em 2025.

O setor químico do Rio Grande do Sul representa 11% do PIB industrial e gera cerca de R$ 30 bilhões em tributos ao Estado anualmente. O Polo de Triunfo emprega aproximadamente 7 mil pessoas, sendo mais de 2 mil trabalhadores da própria região. A entrega do manifesto ocorrerá às 14h no Pavilhão Internacional da Expointer, com a presença de autoridades, incluindo o deputado federal Afonso Motta, presidente da Frente Parlamentar da Química e autor do projeto.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.