Cabanha de Triunfo marca presença na 48ª Expointer com gado Senepol
Cabanha Ematholu, da localidade de Benfica, apresenta animais da raça reconhecida pela rusticidade e qualidade genética

A 48ª edição da Expointer, em Esteio, conta neste ano com a participação de uma cabanha de Triunfo. A Cabanha Ematholu, da localidade de Benfica, está presente no evento com animais da raça Senepol, que vêm ganhando destaque no mercado pela qualidade genética e pelas características de adaptação.
Os visitantes podem conferir os exemplares no corredor 12, ao lado da pista. O espaço foi organizado para receber o público e mostrar as potencialidades da raça, que tem origem na ilha caribenha de St. Croix, resultado do cruzamento de bovinos africanos da raça N'Dama, do Senegal, com a inglesa Red Poll.
Segundo especialistas, o Senepol combina a rusticidade e a resistência ao calor e a parasitas herdadas do N'Dama com a docilidade, a boa qualidade da carne e a capacidade de produção de leite do Red Poll. Essas características tornaram a raça uma das mais procuradas para programas de cruzamento industrial.
Entre os principais diferenciais, o Senepol apresenta animais mochos (sem chifres), pelagem curta em tons de vermelho, preto ou marrom, além de fácil adaptação ao clima tropical. Outro ponto valorizado é a docilidade, que facilita o manejo no campo.
A participação da Cabanha Ematholu na Expointer reforça a representatividade do agronegócio triunfense em um dos maiores eventos do setor no país. Além de expor animais, a presença é também uma oportunidade para troca de experiências, prospecção de negócios e divulgação do trabalho realizado no município.
COMENTÁRIOS