Projeto da ponte Triunfo–São Jerônimo entra na reta final
Dnit prevê conclusão durante o mês de setembro, viabilizando a licitação da obra que inclui contorno de 15,1 km e ponte de 1,2 km sobre o rio Jacuí

O projeto-executivo da ponte que ligará Triunfo a São Jerônimo, na Região Carbonífera, está na fase final. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (27/8) por Maneco Hassen, secretário para Apoio à Reconstrução do RS. “O projeto executivo, contratado pelo Governo Lula, está na fase final. É o primeiro passo concreto. Seguimos firmes para tirar esse sonho do papel”, disse.
Em março, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prorrogou por seis meses o prazo para conclusão do projeto-executivo, que agora deve ser entregue até 18 de setembro. O contrato, de R$ 2,3 milhões, foi estendido até fevereiro de 2026. A elaboração está a cargo do Consórcio Enecon/Magna. Com a entrega, o governo pretende abrir a licitação das obras.
O traçado já foi definido em estudo de viabilidade: a ponte ficará a leste da atual rota da balsa e faz parte de um contorno rodoviário de 15,1 km na BR-470, que inclui a ponte de 1,2 km sobre o Rio Jacuí e a pavimentação do trecho. A travessia por balsa, hoje, leva até 15 minutos; cerca de mil veículos circulam diariamente, e o serviço sofre interrupções em períodos de chuva, dividindo a BR-470 em dois segmentos.
A ordem de início para os projetos básicos e executivos foi assinada em março de 2024. A obra, aguardada há 60 anos, é considerada estratégica para a logística gaúcha: conecta o Polo Petroquímico e Carbonífero à Região Metropolitana de Porto Alegre, ao Porto de Rio Grande e à Serra Gaúcha, importante polo agroindustrial e metalúrgico. Em um segundo momento, o empreendimento deve viabilizar a pavimentação da BR-470 até o entroncamento com a BR-290, em direção a Camaquã, abrindo um corredor alternativo ao tráfego pelas Pontes do Guaíba.
A BR-470 foi federalizada em 2015, por iniciativa do deputado Paulo Pimenta, e passou à competência do Dnit. As obras serão licitadas após a entrega do projeto; à época da contratação, o custo estimado era de R$ 67 milhões.
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