Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,01/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Expointer 2025 destaca bioinsumos, agroflorestas e descarbonização na agricultura

Painéis e espaços da feira reforçam inovação, sustentabilidade e oportunidades para o setor agrícola

Tiago Bald / Divulgação
Expointer 2025 destaca bioinsumos, agroflorestas e descarbonização na agricultura Sistema agroflorestal é alternativa para a produção de alimento saudável e sustentável
Publicidade

A 48ª edição da Expointer, em Esteio, tem mostrado que inovação e sustentabilidade caminham lado a lado na agricultura gaúcha. Nesta segunda-feira (1º/9), três iniciativas chamaram atenção: o painel sobre bioinsumos, o ciclo “Diálogos Energia e Futuro” e o espaço de sistemas agroflorestais.

Publicidade

No painel “Bioinsumos em foco: qualidade, inovação e futuro no campo”, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), especialistas discutiram a utilização de microrganismos para promoção do crescimento das plantas e controle de pragas. Jackson Brilhante, coordenador do Plano ABC+RS, destacou que o objetivo é expandir a adoção de bioinsumos para um milhão de hectares no Estado. Solon Araújo, conselheiro fundador da ANPII Bio, ressaltou que o Brasil é líder mundial no uso de inoculantes de soja, mas o Rio Grande do Sul ainda registra baixo índice de utilização, devido a mitos sobre a fertilidade natural do solo. O mercado de bioinsumos no país é estimado em quase R$ 7 bilhões, com perspectivas de crescimento em outras culturas, como algodão, café, citros e arroz irrigado.

Já o painel Diálogos Energia e Futuro, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Casa Civil, discutiu descarbonização das cadeias produtivas. O vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, destacou que a agricultura de baixo carbono posiciona o Estado como referência mundial e gera oportunidades na produção de biocombustíveis e fertilizantes verdes. O governo do Estado também detalhou investimentos no hidrogênio verde, com subvenção de R$ 102,4 milhões para 12 empresas, visando tornar a energia competitiva e sustentável. O próximo painel, na terça-feira (2), terá como tema o biometano.

Além dos debates, o espaço de Sistema Agroflorestal, apresentado pela Emater/RS-Ascar, mostra como integrar espécies lenhosas, gramíneas, hortaliças e frutíferas em um modelo sustentável e produtivo. O extensionista Mateus Farias de Mello explicou que o sistema emula a natureza, promovendo equilíbrio entre plantas e controle natural de pragas, com menor necessidade de defensivos químicos. Bananais, ingás e amoreiras já estão adaptados, e a expectativa é incluir erva-mate e abacateiros nos próximos anos.

A Expointer segue até domingo (7/9), no Parque de Exposições Assis Brasil, reunindo produtores, técnicos e especialistas em mais de vinte parcelas temáticas, promovendo troca de conhecimento, tecnologia e oportunidades para o setor agrícola.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.