Bandeira Vermelha patamar 2 segue em setembro e eleva valor das contas de luz
Ação de usinas termelétricas devido a reservatórios abaixo da média mantém adicional a cada 100 kWh consumidos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29/8) que a Bandeira Vermelha patamar 2 será mantida ao longo de setembro. Com isso, os consumidores terão um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em suas contas de energia elétrica.
Segundo a Aneel, o acionamento das usinas termelétricas se faz necessário devido às condições de afluência dos reservatórios das hidrelétricas, que permanecem abaixo da média. Por terem custo elevado de geração, essas termelétricas justificam a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 neste mês.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015 pela Aneel, informa aos consumidores os custos da geração de energia no país. As cores indicam se há necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as termelétricas, ou se a produção pode ser realizada com recursos hídricos e renováveis.
A bandeira serve como alerta para que os consumidores ajustem o consumo de energia e contribuam para reduzir os custos. A Aneel reforça que a economia de eletricidade não apenas diminui o valor da conta, mas também ajuda na preservação dos recursos naturais e na sustentabilidade do setor elétrico.
COMENTÁRIOS