Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,29/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Bolsonaro pode cumprir até sete anos em regime fechado se pegar pena máxima

Julgamento da trama golpista começa na próxima terça-feira e pena máxima prevista é de 43 anos

Lula Marques / Agência Brasil
Bolsonaro pode cumprir até sete anos em regime fechado se pegar pena máxima Ex-presidente Jair Bolsonaro
Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode cumprir até sete anos de prisão em regime fechado caso seja condenado à pena máxima de 43 anos pelos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no processo da trama golpista. O julgamento está marcado para a próxima terça-feira (2/09).

Publicidade

Bolsonaro é acusado de organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Ele nega ter cometido qualquer irregularidade. A pena mínima prevista por lei para os crimes que enfrenta é de 12 anos de prisão.

Especialistas explicam que o cálculo da eventual pena será complexo e caberá aos cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que levarão em conta tanto critérios objetivos quanto subjetivos. Divergências entre os ministros em relação a cada acusação também podem alterar o tempo final de cumprimento da pena.

No caso da acusação de liderar uma organização criminosa armada, por exemplo, a PGR afirma que o grupo envolvia funcionários públicos que se valeram dessa condição. A pena base é de 3 a 8 anos, podendo ser aumentada em até metade se houver uso de armas e ainda acrescida por agravante de liderança. Há ainda possibilidade de aumento de um sexto a dois terços se envolver funcionário público.

Para definir a pena, os juízes devem considerar culpabilidade, antecedentes, conduta social, personalidade, motivos, circunstâncias, consequências do crime e comportamento da vítima.

Além de Bolsonaro, são réus nesse processo Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. A defesa de Bolsonaro pediu absolvição e, caso haja condenação, argumenta que a pena máxima para o ex-presidente deve ficar em cerca de 14 anos.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.