Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,01/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Valdeci Oliveira assume presidência do PT-RS e prega unidade do campo democrático

Deputado estadual defende fortalecimento da legenda no RS, apoio a Lula e construção de alianças amplas contra a extrema-direita

Reprodução / Redes Sociais
Valdeci Oliveira assume presidência do PT-RS e prega unidade do campo democrático Deputado estadual tomou posse neste sábado em Porto Alegre, em ato com lideranças políticas e militantes
Publicidade

O deputado estadual Valdeci Oliveira tomou posse neste sábado (30) como novo presidente do PT gaúcho (PT-RS). O ato, realizado no auditório da AIAMU, em Porto Alegre, reuniu lideranças históricas do partido como Olívio Dutra, Tarso Genro e Raul Pont, além de parlamentares, militantes, vereadores e representantes de outros partidos do campo progressista e democrático.

Publicidade

Valdeci, que substitui a professora Juçara Dutra, enfatizou em seu discurso a necessidade de ampliar o diálogo político e consolidar a unidade das forças de esquerda e centro-esquerda.

— O momento exige de nós o máximo comprometimento, capacidade de diálogo e mobilização. O PT gaúcho fará a sua parte nesse processo e convoco todos a cerrar fileiras pela unidade e pela democracia — afirmou.

Unidade contra a extrema-direita

O evento contou com a participação de lideranças de outras legendas, como Manuela D’Ávila (PCdoB), Juliana Brizola (PDT), Beto Albuquerque (PSB) e o ex-prefeito José Fortunati, além de dirigentes petistas como o presidente da Conab, Edegar Pretto, e o deputado federal e ex-ministro Paulo Pimenta.

Todos reforçaram a necessidade de consolidar uma frente ampla para reeleger o presidente Lula em 2026 e retomar o governo do Rio Grande do Sul. Críticas à gestão de Eduardo Leite (PSD), especialmente em relação às privatizações e à condução da reconstrução do estado após as enchentes, marcaram os discursos.

— Não há dois caminhos para nós, só há um: estarmos juntos para reeleger Lula e vencer no RS — destacou Beto Albuquerque.

Homenagens e simbolismos

A cerimônia também prestou homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo, falecido neste sábado. Foi lida ainda uma moção de solidariedade ao povo palestino, em defesa do cessar-fogo e da criação de um Estado próprio.

Mobilização nacional

No encerramento, Valdeci convocou a militância a participar das mobilizações de 7 de setembro, organizadas pelo PT, movimentos sociais e frentes populares.

— Não podemos deixar a data da Independência à disposição de falsos patriotas. As nossas bandeiras são as que dialogam com o povo — declarou.

Mandato compartilhado

A nova gestão estadual terá quatro anos de duração. Valdeci comandará a legenda nos dois primeiros anos, seguido pela deputada estadual Sofia Cavedon, que ficou em segundo lugar na disputa interna. O PED 2025 foi o maior processo de eleição direta da história do PT, com mais de 549 mil votantes no Brasil e 26 mil no RS, em mais de 300 municípios.



Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.