Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,01/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Brasil inaugura rota marítima com a China pelo Porto de Santana

Ligação direta deve reduzir até 30 dias no transporte de mercadorias e produtos do agronegócio, e diminuir em mais de 30% os custos logísticos

Marcio Pinheiro / MDIR
Brasil inaugura rota marítima com a China pelo Porto de Santana A iniciativa é resultado da articulação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para fortalecer o comércio bilateral entre Brasil e China
Publicidade

O Amapá passa a ocupar posição estratégica no comércio internacional com a inauguração, neste sábado (30), de uma rota marítima ligando o Porto de Gaolan, em Zhuhai, na China, ao Porto de Santana, no estado. A iniciativa é resultado da articulação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para fortalecer o comércio bilateral entre Brasil e China.

Publicidade

Com a nova ligação, o tempo de transporte poderá ser reduzido em até um mês, e os custos logísticos devem cair mais de 30%. O governo federal destaca que o acordo representa benefícios mútuos, ao ampliar a entrada de produtos chineses no Brasil e ao mesmo tempo garantir maior exportação de itens da agroindústria e da bioeconomia nacional.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou os ganhos ao estado com a nova rota.

— Essa inauguração é resultado das articulações do governo brasileiro na agenda de cooperação com a China. Esta rota promove benefícios mútuos para os países, uma vez que facilita a entrada de produtos chineses para alavancar as atividades comerciais e industriais no estado, como também garante que os chineses consumam os produtos oriundos do nosso agro e da bioeconomia.

Durante a cerimônia, ocorreu o primeiro descarregamento de mercadorias vindas da China, incluindo alimentos e equipamentos de energia solar. A carga foi recebida em contêineres pela Companhia Docas de Santana (CDSA).

O governador do Amapá, Clécio Luis, salientou a importância da iniciativa para a região.

— Seremos referência para outras regiões da Amazônia e para o Centro-Oeste. O estado será corredor de importação de toneladas de produtos que serão transportados e beneficiados por meio das políticas de livre comércio e da Suframa. Portanto, é um marco histórico para o nosso Amapá.

O presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Fábio Hu, também destacou a aproximação.

— Sem dúvidas que, a partir de hoje, podemos fechar mais negócios com o Amapá. A China está disposta a cooperar de forma significativa para o desenvolvimento do estado, focando na sustentabilidade e nas boas práticas de comércio.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, enfatizou os impactos locais.

— Nosso Porto de Santana ficará mais estruturado para receber esse maior fluxo de mercadorias. É a possibilidade de contratação de mais mão de obra e mais benefícios para a população da nossa cidade.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.