Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,26/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Oferta de melancia cresce no Sul e cotações voltam a cair

No RS, a tendência deverá ser de oferta crescente para as próximas semanas

Banco de Imagens
Oferta de melancia cresce no Sul e cotações voltam a cair No RS, a tendência deverá ser de oferta crescente para as próximas semanas
Publicidade

Os preços da melancia graúda (>12 kg) têm apresentado oscilações ao longo do mês de janeiro. Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, esse comportamento está diretamente relacionado à disponibilidade da fruta no mercado doméstico, que variou entre as semanas; nesta, registrou forte aumento (19 a 23/01). Esse avanço da oferta decorre, sobretudo, do bom andamento da colheita nas regiões do Sul, com destaque para Encruzilhada do Sul (RS), que se consolida como a principal região produtora do estado neste momento, apresentando volumes expressivos e intensificando o abastecimento do mercado nacional.

Publicidade

Diante desse cenário, as cotações voltaram a recuar tanto no Rio Grande do Sul como na Bahia. Na praça gaúcha, a melancia graúda (>12 kg) foi negociada à média de R$ 0,98/kg, recuo de 7,10% em relação à semana anterior. Em Teixeira de Freitas (BA), o mesmo calibre foi cotado a R$ 1,00/kg, desvalorização de 9,10%. Vale destacar que os preços atuais estão abaixo dos observados no mesmo período do ano passado, quando a oferta nacional se encontrava mais controlada. Para a próxima semana, a expectativa é de nova pressão sobre os preços, uma vez que Encruzilhada do Sul deve entrar em pico de colheita, o que pode ampliar ainda mais a oferta no mercado doméstico e dificultar possíveis recuperações dos valores.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.