Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,26/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Presidente do PL no RS comemora aliança com o PP para as eleições de 2026

Partidos devem definir candidatura ao governo do Estado com base em pesquisas de intenção de voto até março

Reprodução / Facebook
Presidente do PL no RS comemora aliança com o PP para as eleições de 2026 Deputado Giovani Cherini
Publicidade

O presidente estadual do PL no Rio Grande do Sul, deputado federal Giovani Cherini, celebrou publicamente a decisão do Progressistas (PP) de construir uma aliança com o PL visando as eleições de 2026. A manifestação ocorreu um dia após o diretório estadual do PP anunciar a intenção de deixar o governo Eduardo Leite (PSD) para lançar candidatura própria ao Palácio Piratini.

Publicidade

Em publicações nas redes sociais, Cherini detalhou os termos do acordo entre as duas siglas. Conforme o dirigente, PL e PP devem se reunir até março para definir o candidato ao governo do Estado, adotando como critério o desempenho em pesquisas de intenção de voto. O nome melhor posicionado ficará com a cabeça de chapa da aliança.

No PP, o principal nome colocado é o do presidente estadual da sigla e deputado federal Covatti Filho, escolhido por ampla maioria dos delegados em reunião realizada na terça-feira (20), em Porto Alegre. Ainda assim, o deputado estadual Ernani Polo, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, mantém sua pré-candidatura. As deliberações do diretório estadual ainda precisam ser analisadas por outras instâncias partidárias.

Pelo PL, a pré-candidatura ao governo do Estado é do deputado federal Luciano Zucco. Na pesquisa Brasmarket divulgada em dezembro de 2025, Zucco aparece na liderança com 29,3% das intenções de voto no Rio Grande do Sul. Edegar Pretto (PT) surge em segundo lugar, com 17%, enquanto Covatti Filho ocupa a quinta posição, com 3%.

Segundo Cherini, além da definição do candidato ao governo, PL e PP também devem avançar, até março, nas discussões sobre a indicação ao Senado Federal dentro da composição da aliança. Em outra publicação, o deputado afirmou que o partido Novo tende a integrar o bloco, formando uma coalizão entre as três legendas.

O Novo aparece como potencial responsável pela indicação de um dos nomes ao Senado, com a pré-candidatura do deputado federal Marcel Van Hattem. Pelo PL, o deputado federal Ubiratan Sanderson é o pré-candidato à outra vaga.

Leite aguarda formalização do PP para tratar saída do governo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou nesta terça-feira (21) que aguarda a formalização do indicativo aprovado pelo diretório estadual do Progressistas (PP) para deixar a base do governo. Segundo Leite, a expectativa é conversar com o presidente estadual da sigla e deputado federal, Covatti Filho, para compreender em quais condições o partido pretende avançar na decisão.

De acordo com o governador, o diálogo ainda é necessário para esclarecer os próximos passos após a deliberação interna do PP. Leite também agradeceu a participação do partido nos dois mandatos à frente do Palácio Piratini e destacou que a legenda tem legitimidade para buscar maior protagonismo no cenário eleitoral.

— Vamos conversar para entender em que condições eles estão pensando evoluir naquilo que o diretório indicou — afirmou.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.