Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,26/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo do RS compra mais três radares meteorológicos no RS

Novos equipamentos garantirão cobertura total do Estado e previsões mais precisas de curto e curtíssimo prazos

Jürgen Mayrhofer / Arquivo Secom
Governo do RS compra mais três radares meteorológicos no RS Desde setembro de 2024, o Estado conta com radar em Porto Alegre semelhante aos que estão sendo adquiridos
Publicidade

O governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (22/01), o contrato para a compra de mais três radares meteorológicos e a prestação de serviços de monitoramento meteorológico e geológico no Rio Grande do Sul. Com a aquisição, o Estado passará a contar com cobertura integral do território, ampliando a capacidade de previsão e emissão de alertas diante de eventos climáticos extremos.

Publicidade

A assinatura ocorreu com a presença do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira. Os novos equipamentos se somarão ao radar já instalado na Região Metropolitana de Porto Alegre, em operação desde setembro de 2024.

— Os radares se somam ao equipamento já existente, garantindo cobertura total para previsões mais precisas de eventos climáticos extremos e permitindo alertas ainda mais qualificados à população — destacou Eduardo Leite.

Os radares operarão na frequência Banda S, que permite maior penetração na precipitação e melhor resolução espacial. A licitação foi homologada em 2 de janeiro, com investimento de R$ 177,7 milhões, e está alinhada ao Plano Rio Grande, programa estadual voltado à proteção da população, reconstrução e fortalecimento da resiliência do Estado.

Os equipamentos estão inseridos no eixo de Preparação e na Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, que prevê o fortalecimento da Defesa Civil, a modernização das estruturas e a ampliação da capacidade de resposta a desastres naturais.

Cada radar terá alcance operacional mínimo de 400 quilômetros. O primeiro será instalado na região Sul ainda em 2026; o segundo, entre o Centro e a Fronteira Oeste, tem previsão de instalação até o fim do ano; e o terceiro será implantado na região Norte do Estado em 2027. Em conjunto com o radar já em funcionamento em Porto Alegre, a rede permitirá monitoramento contínuo de todo o território gaúcho.

Com a implantação, o Estado passará a contar com um sistema avançado de previsão meteorológica de curto e curtíssimo prazos, conhecido como nowcasting, além da formação de uma rede integrada de radares, proporcionando visão mais ampla e detalhada das condições atmosféricas.

— Teremos uma rede própria de radares. Com essa e outras contratações, estamos colocando o Rio Grande do Sul na vanguarda da gestão de riscos e desastres — afirmou o coronel Luciano Chaves Boeira.

Além dos radares, o Plano Rio Grande também contempla a instalação de estações hidrometeorológicas e a adoção de modelos hidrológicos e hidrodinâmicos, ampliando o monitoramento de rios e bacias e fortalecendo a prevenção de enchentes e outros eventos extremos no Estado.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.