Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,26/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Cinco anos após 1ª dose aplicada contra covid-19, doença se tornou endêmica

Embora haja menos hospitalizações e óbitos, o surto registrado em Porto Alegre no ano passado serve de alerta de que a vacinação é necessária

Felipe Dalla Valle/Arquivo Secom
Cinco anos após 1ª dose aplicada contra covid-19, doença se tornou endêmica Ato simbólico que marcou o início da vacinação contra covid-19 no RS em janeiro de 2021
Publicidade

Um intervalo de 1.826 dias, 27,7 milhões de doses de vacina aplicadas e uma situação mais tranquilizadora marcam os cinco anos da primeira vacina aplicada contra a covid-19 no Rio Grande do Sul. Na noite de 19 de janeiro de 2021, Eloína Born, com 99 anos e moradora de um lar de idosos em Porto Alegre, recebeu a primeira dose da Coronavac, o primeiro imunizante aplicado no Estado.

Publicidade

Naquela noite, quando a vacinação foi iniciada de forma simbólica, com a imunização de cinco gaúchos, o Estado enfrentava a pandemia, que lotava as unidades de tratamento intensivo (UTI) e havia levado a óbito 65 pessoas apenas naquele dia. Cinco anos depois, o vírus ainda não deixou de circular, embora de forma mais previsível e controlada. A covid-19 passou a ser endêmica e, em 2025, 157 mortes foram registradas por causa da doença. Por isso, ela ainda é uma preocupação de saúde pública.

No pico da pandemia, em março de 2021, o Estado registrou 2,2 mil internações em UTI por covid-19. Após cinco anos, essas internações são residuais em comparação às internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) Em julho de 2025, com 2,6 mil pessoas internadas e 423 óbitos por SRAG, a quase totalidade dos casos era de gripe. De acordo com o Painel de Hospitalizações de SRAG da Secretaria da Saúde (SES), houve este ano três internações por covid-19 no Rio Grande do Sul.

Mas a covid-19 ainda é motivo de alerta para as autoridades de saúde. Em setembro de 2025, 67 pacientes e cinco funcionários do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, testaram positivo para o vírus, tendo corrido dois óbitos. Ambos foram de pacientes não vacinados contra a doença. 

— Apesar do término da pandemia, a covid-19 continua causando hospitalizações e óbitos. Portanto, a vacinação é a nossa principal medida de controle — ressalta a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da SES, Tani Ranieri. — É uma vacina segura e eficaz que salva muitas vidas.

Neste início de 2026, a variante do coronavírus XFG, também conhecida como Stratus, circula no Estado, tendo motivado o alerta do Cevs para o potencial aumento de casos no final do ano. Os principais sintomas são dor de garganta intensa, rouquidão, fadiga e, em alguns casos, incômodo gastrointestinal. Em setembro, a variante já representava 76% das amostras sequenciadas no Estado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou-a como de baixo risco para a saúde pública.

Quem deve se vacinar contra a covid-19

A SES recomenda a vacinação contra a covid-19 de todos os grupos elegíveis, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A cada seis meses, devem ser vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, aquelas com a imunidade comprometida a partir dos 5 ano de idade e as mulheres grávidas, bem como aquelas que estejam no período pós-parto.

A dose anual deve ser aplicada em: trabalhadores da saúde; pessoas que vivem em instituições de longa permanência e naquelas que trabalham nesses locais; povos indígenas; ribeirinhos; quilombolas; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de prisional; e pessoas em situação de rua.

As crianças a partir dos seis meses de idade e menores de cinco anos devem completar o esquema primário de três doses, conforme o calendário infantil de rotina. Para o público de cinco a 59 anos que não pertence aos grupos prioritários, a recomendação é garantir que o esquema básico inicial tenha sido completado, sem indicação de reforços periódicos obrigatórios, a não ser que ocorram novas orientações do Ministério da Saúde.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.