Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,26/01/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Arroio dos Ratos é incluído no Programa Volta Por Cima após cobrança de Luciana Genro e mobilização da comunidade

Município da Região Carbonífera havia sido excluído da mancha de inundação; cerca de 400 famílias foram atingidas por alagamentos em 2025

Divulgação
Arroio dos Ratos é incluído no Programa Volta Por Cima após cobrança de Luciana Genro e mobilização da comunidade Arroio dos Ratos é incluído no Programa Volta Por Cima após cobrança de Luciana Genro e mobilização da comunidade
Publicidade

Após cobrança da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e pressão de moradores, o município de Arroio dos Ratos foi incluído no Programa Volta Por Cima, do governo do Estado. A reversão da decisão ocorre depois de uma série de denúncias apresentadas pela comunidade local sobre os graves alagamentos enfrentados, especialmente no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Publicidade

A inclusão é resultado direto da atuação do mandato da parlamentar, presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Digna. Procurada por moradores de Arroio dos Ratos, Luciana Genro levou ao Executivo estadual um conjunto de denúncias que apontam a recorrência e a gravidade das inundações, problema que teria sido intensificado durante o período das enchentes em razão da extração de carvão mineral realizada pela mineradora Copelmi.

De acordo com os relatos, cerca de 360 famílias foram diretamente atingidas pelos alagamentos em 2024. Em 2025, esse número ultrapassou 400 famílias. Apesar dos dados apresentados pela comunidade, que evidenciam a dimensão do problema social e ambiental, o município havia sido inicialmente excluído da chamada “mancha de inundação” utilizada como critério para o programa estadual.

A mudança de posicionamento do governo ocorreu após a atuação direta da deputada. Além de encaminhar ofício formal ao governador Eduardo Leite, Luciana Genro protocolou denúncia junto ao Ministério Público, solicitando a apuração das responsabilidades da Copelmi e a adoção de medidas urgentes para proteger a população afetada.

— Em um cenário de profunda crise financeira nos municípios gaúchos, agravada pelas catástrofes climáticas dos últimos anos, essa inclusão representa um passo fundamental para a reconstrução e para a garantia do direito à moradia digna — destacou a parlamentar.

Em reunião recente com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, articulada pelo mandato da deputada, o órgão ambiental reconheceu que as enchentes de 2024 alteraram de forma significativa os parâmetros hidrológicos do Estado. Com isso, os estudos utilizados anteriormente para excluir Arroio dos Ratos do programa passaram a ser considerados defasados.

Diante do reconhecimento técnico, dos relatos da comunidade, dos números de famílias atingidas e da cobrança política, o Executivo estadual reconsiderou a decisão e confirmou a inclusão do município no Programa Volta Por Cima.

Luciana Genro informou que seguirá acompanhando a situação em Arroio dos Ratos, fiscalizando a execução das medidas anunciadas e aprofundando a apuração das denúncias de crimes ambientais supostamente cometidos pela Copelmi na região.

— A nossa luta é para que as famílias sejam protegidas, os danos reparados e os responsáveis respondam por aquilo que causaram — finalizou a deputada.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.