Escolas de Charqueadas e Triunfo recebem obras em programa que investe R$ 58 milhões na rede estadual
Investimentos alcançam 59 instituições de 44 municípios gaúchos, em um dos maiores pacotes já aplicados em um único mês

O governo do Rio Grande do Sul iniciou em agosto um pacote de investimentos de R$ 58 milhões para melhorias em 59 escolas estaduais, distribuídas em 44 municípios. Entre as instituições beneficiadas estão o Instituto de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, em Triunfo.
No Instituto de Educação Assis Chateaubriand, o valor destinado é de R$ 563,2 mil, com obras de recuperação da alvenaria, esquadrias, instalações elétricas, pisos, paredes, forros, muros, telas e do acesso escolar. O prazo previsto é de 180 dias.
Já na Escola Estadual Nestor Vianna de Campos, em Triunfo, o investimento é de R$ 218,9 mil, voltado à recuperação da alvenaria, esquadrias, cobertura, sistemas elétricos e hidrossanitários, além de pisos, paredes, forros e pinturas. O prazo de execução é de 120 dias.
Segundo a Secretaria de Obras Públicas (SOP), responsável pela fiscalização, o modelo de Contratação Simplificada (CS), criado em 2024, permite que os projetos avancem com mais rapidez. O tempo médio entre a solicitação da demanda e o início dos trabalhos caiu de mais de mil dias, em 2019, para cerca de 90 dias atualmente.
Canoas lidera a lista dos maiores investimentos, com R$ 5,5 milhões destinados a duas escolas. Na sequência, aparece São Leopoldo, com R$ 4,8 milhões para cinco instituições. Entre os maiores valores individuais estão as obras nas escolas Brigadeiro Ney Gomes da Silva (Canoas), Professor Joaquim José Felizardo (Santa Rosa) e Leopoldo Ost (Santo Cristo), cada uma recebendo mais de R$ 3 milhões.
De acordo com a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, o aporte inédito em um único mês reflete a capacidade de investimento recuperada pelo Estado. — Até pouco tempo atrás, um investimento desse porte seria inimaginável. Hoje conseguimos destinar tantos recursos para a infraestrutura escolar em menos tempo e com mais qualidade — destacou.
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