Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Oposição chama julgamento de ‘teatro’ e pressiona por anistia

Deputados do PL e aliados querem que a pauta seja votada na Câmara nesta semana para beneficiar Bolsonaro e envolvidos no 8 de Janeiro; grupo também convoca protestos no 7 de Setembro

Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Oposição chama julgamento de ‘teatro’ e pressiona por anistia Zucco, líder da oposição na Câmara, diz que grupo também planeja manifestações em todas as capitais do Brasil no 7 de Setembro
Publicidade

Líderes da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificaram nesta terça-feira (2) a pressão para que a Câmara dos Deputados vote ainda nesta semana a proposta de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

O grupo cobra do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que cumpra o compromisso de pautar o tema. A expectativa é que a questão seja levada à reunião de líderes desta terça, responsável por definir os projetos que irão a plenário. Apesar da pressão, lideranças do Centrão não demonstram disposição em avançar com a medida.

— Um homem tem palavra. A gente acredita que chegou a hora de ele (Motta) cumprir a palavra. Cabe ao Congresso pautar algo que pode pacificar o País — afirmou o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara.

Reação ao julgamento no STF

Na mesma manhã, parlamentares oposicionistas se reuniram no apartamento funcional de Zucco, em Brasília, para traçar estratégias. Eles classificaram o julgamento no Supremo Tribunal Federal, que analisa Bolsonaro e mais sete réus por tentativa de golpe, como um “teatro” montado para condenar o ex-presidente.

— Ir para esse julgamento é só assistir a um teatro. A gente tem intenção de acompanhar a fala do presidente Bolsonaro ou o voto dos ministros, mas não de permanecer ali como plateia — disse Zucco.

A líder da minoria, Caroline de Toni (PL-SC), também criticou o processo e afirmou que a data ficará marcada negativamente:

— Que fique registrado o dia de hoje como o dia da vergonha nacional, o dia da plena perseguição. Não nos calaremos.

Mobilização para o 7 de Setembro

Além da movimentação no Congresso, a oposição prepara atos de rua para o Dia da Independência. Segundo os parlamentares, haverá manifestações em todas as capitais do país.

O objetivo, afirmam, é transformar a data em um marco de protesto contra o governo Lula e em apoio a Bolsonaro, que responde no STF junto a militares e ex-ministros acusados de articular uma ruptura institucional após as eleições de 2022.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.