Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

CPMI do INSS pede ao STF a prisão preventiva de 21 envolvidos em fraudes

Decisão foi tomada com 26 votos a favor e nenhum contra; veja a lista completa, que será analisada pelo ministro do STF, André Mendonça

Waldemir Barreto / Agência Senado
CPMI do INSS pede ao STF a prisão preventiva de 21 envolvidos em fraudes Decisão foi tomada com 26 votos a favor e nenhum contra
Publicidade

Agência Senado

Publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, por unanimidade, um requerimento solicitando ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão preventiva de 21 pessoas denunciadas por envolvimento em fraudes contra aposentados e pensionistas. A decisão, que busca coibir a impunidade, foi tomada com 26 votos a favor e nenhum contra.

Entre os nomes listados no requerimento, que já são investigados pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), estão Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, Maurício Camisotti, empresário controlador de associações investigadas, e Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "careca do INSS". A lista completa será analisada pelo ministro do STF, André Mendonça, responsável pelo caso.

Falta de prisões e bloqueio de bens

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou a lentidão das investigações, que ainda não resultaram em prisões ou bloqueio de bens.

— Nós não temos ninguém preso até hoje. Nós não temos um bloqueio de bens até o momento. Isso é de uma impunidade vergonhosa no Brasil — afirmou.

A ideia de solicitar as prisões partiu do relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que defendeu a medida "por conveniência da instrução criminal, garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal".

Novos desdobramentos e acusações

Durante o depoimento do advogado Eli Cohen, que durou mais de oito horas, novas acusações vieram à tona. O senador Jorge Seif(PL-SC) revelou que a Polícia Federal teria identificado nomes de parlamentares que recebiam "mesadas" de instituições envolvidas nas fraudes. Ele protocolou um requerimento pedindo que a PF revele esses nomes publicamente.

No depoimento, Cohen também afirmou que um esquema criminoso similar ocorre em relação a empréstimos consignados, envolvendo grandes bancos como BMG, Master e Picpay.

A lista completa a ser encaminhada ao STF é a seguinte:

1. André Paulo Fidelis;

2. Eric Douglas Fidelis;

3. Cecília Rodrigues Mota;

4. Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho;

5. Thaisa Hoffmann Jonasson;

6. Maria Paula Xavier da Fonseca Oliveira;

7. Alexandre Guimarães;

8. Antônio Carlos Camilo Antunes;

9. Rubens Oliveira Costa;

10. Romeu Carvalho Antunes;

11. Domingos Sávio de Castro;

12. Milton Salvador de Almeida Junior;

13. Adelinon Rodrigues Junior;

14. Alessandro Antônio Stefanutto;

15. Geovani Batista Spiecker;

16. Reinaldo Carlos Barroso de Almeida;

17. Vanderlei Barbosa dos Santos;

18. Jucimar Fonseca da Silva;

19. Philipe Roters Coutinho;

20. Maurício Camissotti;

21. Márcio Alaor de Araújo.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.