Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,02/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

‘Golpe já estava em curso’, diz Gonet sobre reunião de Bolsonaro com cúpula militar

Procurador-geral da República fez leitura da peça de acusação em que reafirmou que os réus articularam para efetivar uma ruptura democrática

Antonio Augusto / STF / Divulgação
‘Golpe já estava em curso’, diz Gonet sobre reunião de Bolsonaro com cúpula militar Gonet destacou que "permanecem inabaladas" as considerações da PGR pela condenação dos réus
Publicidade

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, abriu nesta terça-feira (2/09) a sustentação oral no julgamento dos réus acusados de articular um golpe de Estado após as eleições de 2022. A fala, iniciada por volta das 11h e encerrada ao meio-dia, apresentou os principais pontos da denúncia, reafirmando que o grupo liderado pelo então presidente Jair Bolsonaro trabalhou de forma sistemática para tentar uma ruptura democrática.

Publicidade

Segundo Gonet, a reunião de Bolsonaro com o ministro da Defesa e a cúpula militar, quando foi apresentada a chamada “minuta golpista”, é prova de que o processo já estava em andamento.

— Não é preciso esforço intelectual extraordinário para reconhecer que o processo criminoso já estava em curso — afirmou.

Defesa da democracia

O procurador destacou que a democracia brasileira reagiu a uma tentativa de golpe sustentada por violência e instabilidade. Ele ressaltou que o grupo conspirador não agiu de forma improvisada, mas deixou registros de quase todas as etapas do plano, incluindo previsões de prisão de autoridades e intervenção em tribunais superiores.

— A denúncia não se baseou em conjecturas frágeis. Os próprios integrantes da organização criminosa documentaram quase todas as fases da empreitada — disse Gonet.

Apesar disso, a tentativa fracassou porque não houve adesão dos comandantes do Exército e da Aeronáutica. Para o PGR, os ataques em Brasília em 8 de janeiro de 2023 foram resultado de uma mudança de estratégia:

— A instabilidade social passou a ser desejada como forma de legitimar medidas de exceção e arrastar as Forças Armadas para o golpe.

Papel de Bolsonaro e aliados

Gonet citou o depoimento do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, hoje delator, segundo o qual Bolsonaro estimulava deliberadamente a expectativa de uma intervenção militar.

— Ele sempre dava esperanças de que algo iria acontecer para convencer as Forças Armadas a concretizarem o golpe — relatou.

O procurador também frisou que os acusados não negam os fatos, mas tentam minimizar sua gravidade:

— Não podem ser tratados como devaneios utópicos ou aventuras irreverentes. São atos graves contra o Estado Democrático de Direito.

Crimes e possíveis penas

A Procuradoria-Geral da República pede a condenação do chamado “núcleo crucial”, que inclui Bolsonaro e ex-ministros militares, por cinco crimes:

  • Organização criminosa armada;
  • Golpe de Estado;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Deterioração de patrimônio tombado;
  • Dano qualificado contra patrimônio da União.

Caso sejam condenados, as penas podem chegar a 43 anos de prisão.

O julgamento

A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

As sustentações das defesas serão retomadas nesta tarde, a partir das 14h, começando pela de Mauro Cid. Cada advogado terá até uma hora para apresentar seus argumentos.

Além de Bolsonaro, respondem ao processo:

  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil;
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência (delação premiada).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.