Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,16/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Frente fria pode provocar chuva forte e temporais em parte do RS nesta quarta-feira

Dois alertas do Inmet estão em vigor; previsão inclui descargas elétricas, ventos fortes e queda de temperatura

Alex Rocha / PMPA / Divulgação
Frente fria pode provocar chuva forte e temporais em parte do RS nesta quarta-feira Frente fria pode provocar chuva forte e temporais em parte do RS nesta quarta-feira
Publicidade

O Rio Grande do Sul começa a quarta-feira (16/07) com tempo quente e estável, mas uma mudança significativa no clima está prevista para o fim do dia. Uma frente fria avança pelo Estado, trazendo instabilidade, pancadas de chuva e risco de temporais, especialmente nas regiões Oeste, Centro, Sul e parte do Norte.

Publicidade

A previsão aponta que a chuva deve iniciar pela região de fronteira com o Uruguai e se espalhar pelas demais áreas ao longo do dia. Segundo dados da Climatempo, há chance de formação de cerração nas regiões Metropolitana, Central, Sul e dos Vales nas primeiras horas da manhã.

Com o avanço da frente fria, são esperadas chuvas de moderada a forte intensidade, com possibilidade de descargas elétricas e granizo isolado nas regiões Oeste, Campanha, Missões, Sul, Litoral Médio e em pontos isolados entre o Noroeste e a região Central. Além disso, a presença de uma área de baixa pressão pode gerar rajadas de vento de até 60 km/h, independentemente da ocorrência de chuva.

Na Região Carbonífera, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. As temperaturas variam entre 11°C e 22°C. Na Região Metropolitana, o dia será de sol e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Em Porto Alegre, a mínima será de 13ºC e a máxima, de 25ºC.

Alertas meteorológicos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém dois alertas vigentes para o Estado:

  • Chuva intensa – perigo potencial: válido das 13h de quarta até as 9h de quinta-feira (17/07), alerta para acumulados entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, com ventos fortes. Abrange as regiões Sul, Centro, parte do Norte e Metropolitana.
  • Tempestade – perigo: com início ao meio-dia de quarta e término às 5h de quinta, o aviso aponta para volumes entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm no dia, além de rajadas de vento intensas e possibilidade de granizo, principalmente nas regiões Oeste e parte do Centro.

Na quinta-feira (17/07), a instabilidade deve se intensificar com a formação de um ciclone sobre o oceano. Há previsão de chuvas moderadas a fortes com raios nas regiões Noroeste, Norte, Central, Metropolitana, Serra, Sul e Litoral. Os ventos também ganham força, com rajadas entre 51 e 70 km/h. Em áreas próximas à Costa Doce e ao Litoral, as rajadas podem chegar a 80 km/h.

Para o fim de semana, a tendência é de tempo seco, mas com a entrada do ar frio associada à frente, as temperaturas devem despencar, marcando o retorno do frio intenso ao Estado.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.