São Jerônimo: conheça um pouco da história do santo e do município
Jerônimo foi o responsável pela tradução da Bíblia para o latim; município da região Carbonífera festeja 160 anos de emancipação neste 30 de setembro

“Ama a Sagrada Escritura e a sabedoria amar-te-á; ama-a ternamente e ela guardar-te-á; honra-a e receberás as suas carícias”. Assim costumava dizer São Jerônimo, tradutor da Bíblia ao latim, cuja festa se celebra hoje, 30 de setembro. Ao recordar este santo, a Igreja celebra também o dia da Bíblia. Além disso, na região Carbonífera do Rio Grande do Sul, hoje também é comemorado o aniversário de 160 anos de emancipação do Município de São Jerônimo.
São Jerônimo, o tradutor da Bíblia
O nome Jerônimo significa “que tem um nome sagrado”. Este santo consagrou toda sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras e é considerado um dos melhores, se não o melhor, neste ofício.
Jerônimo nasceu na Dalmácia (Iugoslávia) por volta do ano 340. Em Roma, estudou latim sob a direção do mais famoso professor de seu tempo, Donato, que era pagão. Chegou a ser um grande latinista e muito bom conhecedor do grego e de outros idiomas, mas muito pouco conhecedor dos livros espirituais e religiosos. Passava horas e dias lendo e aprendendo de cor os grandes autores latinos, Cicero, Virgilio, Horácio e Tácito, e aos autores gregos, Homero e Platão, mas quase nunca dedicava tempo à leitura espiritual.
Jerônimo se dispôs ir ao deserto a fazer penitência por seus pecados (especialmente por sua sensualidade que era muito forte, por seu mau gênio e seu grande orgulho). Mas lá embora rezasse muito, jejuasse e passasse noites sem dormir, não conseguiu a paz, descobrindo que sua missão não era viver na solidão.
De volta à cidade, foi nomeado secretário do papa Dâmaso, encarregado de redigir as cartas que o pontífice enviava. Em seguida, foi designado para fazer a tradução da Bíblia.
As traduções que existiam naquela época tinham muitas imperfeições de linguagem e várias imprecisões ou traduções não muito exatas. Jerônimo, que escrevia com grande elegância o latim, traduziu a este idioma toda a Bíblia, e essa tradução chamada "Vulgata" (tradução feita para o povo ou vulgo) foi a Bíblia oficial para a Igreja Católica durante 15 séculos.
Por volta dos 40 anos, Jerônimo foi ordenado sacerdote. Mas seus altos cargos em Roma e a dureza com a qual corrigia certos defeitos da alta classe social lhe trouxeram invejas. Sentindo-se incompreendido e até caluniado em Roma, onde não aceitavam seu modo enérgico de correção, dispôs afastar-se daí para sempre e foi para a Terra Santa.
Jerônimo passou seus últimos 35 anos em uma gruta, junto à Gruta de Belém. Várias das ricas matronas romanas que ele tinha convertido com suas pregações e conselhos venderam seus bens e foram também a Belém a seguir sob sua direção espiritual. Com o dinheiro dessas senhoras, construiu naquela cidade um convento para homens, três para mulheres, e uma casa para atender os que chegavam de todas as partes do mundo para visitar o lugar onde nasceu Jesus.
Com tremenda energia, escrevia contra os hereges que se atreviam a negar as verdades da Santa religião.
A Igreja Católica reconheceu sempre São Jerônimo como um homem eleito por Deus para explicar e fazer entender melhor a Bíblia. Por isso, foi nomeado patrono de todos os que no mundo se dedicam a fazer entender e amar mais as Sagradas Escrituras. Ele morreu em 30 de setembro do ano 420, aos 80 anos.
O papa Bento XVI, em sua audiência geral de 7 de novembro do 2007 disse: “Concluo com uma palavra de São Jerônimo a São Paulino de Nola. Nela o grande exegeta expressa precisamente esta realidade, isto é, que na Palavra de Deus recebemos a eternidade, a vida eterna. Diz São Jerônimo: ‘Procuremos aprender na terra aquelas verdades cuja consistência persistirá também no céu’”.
São Jerônimo, o município
Neste dia 30 de setembro, o Município de São Jerônimo, na região Carbonífera do RS, comemora 160 anos de emancipação política.
O Município de São Jerônimo é originário de Triunfo, que, por sua vez, separou-se de Viamão em 9 de janeiro de 1747, com nome de Freguesia do Senhor Bom Jesus de Triunfo. No dia 24 de novembro de 1847, pela lei nº 90, foi criada a Capela Curada de São Jerônimo. Depois, em 22 de novembro de 1851, São Jerônimo é elevado à categoria de Freguesia pela lei nº 221. Em 3 de dezembro de 1860, São Jerônimo é elevado à categoria de Vila, pela lei nº 476.
A eleição do primeiro Conselho Municipal aconteceu no dia 7 de setembro de 1861, elegendo 11 conselheiros (vereadores): Antônio José Pereira Santarém, Manoel dos Santos Cardoso de Menezes, Francisco Almeida Prates, Joaquim Alves Xavier, Antônio Barbosa da Silva, Esperidião Saraiva da Fonseca, José Francisco da Cunha, José Francisco de Carvalho, José Luiz da Silva, João Carlos More e Inocêncio Antônio Barbosa Leal.
A data de aniversário de emancipação de São Jerônimo é 30 de setembro porque neste dia, em 1861, foi instalado oficialmente o novo Município e empossados os 11 conselheiros. O primeiro intendente, Antônio Cândido Coutinho, assumiu somente em 20 agosto de 1892.
Com a economia baseada na agropecuária, comércio e indústria, o município também passou pelos ciclos do charque e do carvão, que lhe deram destaque nacional. Assim como também contribuem para este reconhecimento filhos desta terra do quilate de Glaucus Saraiva, Josué Guimarães, Patrícia Poeta, Claudio Duarte e outros, ou eventos como os carnavais de antigamente, a motonáutica e a gincana municipal, uma as maiores e mais importantes do Estado do Rio Grande do Sul.
Apesar do potencial turístico pouco explorado, o território de 937 quilômetros quadrados garante ao município algumas das mais belas paisagens do estado, tanto no interior como na sede.
Linha do tempo
- 30/09/1861 –Tomam posse os primeiros onze vereadores, então chamados de conselheiros.
- 24/12/1876 – Aconteceu o primeiro registro de nascimento.
- 20/08/1892 – Foi eleito e empossado o primeiro intendente municipal, equivalente ao cargo de prefeito: Antônio Cândido Coutinho.
- 20/08/1928 – Foi inaugurada a Praça Júlio de Castilhos, no Centro da cidade.
- 08/12/1947 – Tomou posse o primeiro prefeito eleito: Luiz Miller Picarelli.
- 30/09/1952 – Foi inaugurado o Hospital de Caridade de São Jerônimo.
- 30/09/1953 – Foi inaugurado o Ginásio São Jerônimo, atualmente IEE São Jerônimo.
- 06/10/1953 – Foi inaugurada a Usina Termelétrica de São Jerônimo.
- 09/10/1963 – Butiá é o primeiro município a se emancipar de São Jerônimo. Depois se emanciparam Arroio dos Ratos (12/04/1965), Charqueadas (28/03/1982) e Barão do Triunfo (20/03/1992). Em 20/03/1992 também nasceu o primeiro neto: Minas do Leão se emancipava de Butiá.
- 27/06/1973 – Foi inaugurada a Aços Finos Piratini, no então distrito de Charqueadas.
Com informações da Agência Católica de Informações (ACI)
Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS