Massa de ar polar derruba temperaturas e traz risco de chuva congelada no RS nesta quinta
Frente fria avança sobre o estado com ventos fortes, chuva e possibilidade de fenômenos invernais e sensação térmica ainda mais baixa

A quinta-feira (17/07) será marcada por frio intenso, vento forte e possibilidade de fenômenos típicos do inverno no Rio Grande do Sul. Uma nova massa de ar frio de origem polar, combinada à formação de um ciclone extratropical no oceano, influencia o tempo no estado e provoca uma queda acentuada das temperaturas ao longo do dia, segundo previsão da Climatempo e da MetSul Meteorologia.
A chegada do ar frio começa ainda na noite de quarta-feira (16/07) pelo Oeste do estado e, nesta quinta, se espalha por praticamente todo o território gaúcho. A previsão aponta máximas entre 10°C e 13°C na maioria dos municípios, com marcas inferiores a 10°C em algumas localidades durante a tarde.
Possibilidade de chuva congelada
Em razão do ar muito frio e da umidade, não está descartada a ocorrência de chuva congelada em áreas da Serra do Sudeste, como Pinheiro Machado e Encruzilhada do Sul, especialmente entre a tarde e a noite. A chance é considerada baixa, mas possível devido à combinação entre baixas temperaturas e umidade.
As menores mínimas devem ser registradas nos municípios da Serra Gaúcha. Em São José dos Ausentes, os termômetros podem chegar a 6°C, enquanto em cidades como Vacaria, Bom Jesus e Cambará do Sul, as mínimas giram em torno de 7°C.
Chuva e vento forte em diversas regiões
Além do frio, estão previstas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios, nas regiões Noroeste, Norte, Central, Metropolitana, dos Vales, Serra, Sul e Litoral. A intensidade da chuva tende a diminuir no final do dia, passando a ocorrer de forma mais isolada e esporádica.
Os ventos também serão destaque. A Climatempo projeta rajadas entre 51 km/h e 70 km/h em grande parte do estado, mesmo em momentos sem chuva. Em áreas como o Litoral, Região Metropolitana e Costa Doce, os ventos podem atingir até 80 km/h.
Na Região Carbonífera, a previsão é de tempo chuvoso de manhã e à noite. Aberturas de sol à tarde, ainda com pancadas de chuva. As temperaturas variam entre 11°C e 17°C.
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para a Serra, o Nordeste do RS e a Região Metropolitana, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. O aviso vale até as 15h desta quinta.
Geada e fim de semana com noites frias
Com o avanço do ar polar, a sexta (18/07), sábado (19/07) e domingo (20/07) devem ter madrugadas geladas, com formação de geada em várias regiões do Sul do Brasil. O frio será mais intenso na madrugada de sábado, com temperaturas entre 5°C e 10°C na maioria das cidades e valores negativos nos pontos mais altos da Serra.
Apesar do frio noturno, o episódio será de curta duração. A expectativa é de elevação nas temperaturas a partir de domingo, com tardes mais agradáveis e tempo seco.
A recomendação é que a população fique atenta às mudanças bruscas no tempo, principalmente em relação ao vento, chuva e sensação térmica nos próximos dias.
COMENTÁRIOS