Invasão de palometas na Bacia do Jacuí é debatida na Assembleia Legislativa
Proliferação do peixe carnívoro aumentou em uma velocidade impressionante nos últimos meses, prejudicando a produção pesqueira da região

A invasão de palometas na Bacia do Rio Jacuí e suas consequências econômicas e ambientais foi debatida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legialativa do RS, em audiência pública realizada em ambiente virtual na manhã desta quinta-feira (06/05). A atividade foi proposta pelo presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito (PP), atendendo demanda da Câmara de Vereadores de Sobradinho.
A palometa é uma espécie de peixe de água doce, com caráter predador voraz e agressivo. A espécie tem dentes afiados e apetite insaciável, atacando outros peixes e causando desequilíbrio populacional animal. Sua presença na Bacia do Rio Jacuí é considerada uma invasão biológica.
______________
LEIA TAMBÉM
Mais três municípios registram incidência de palometas
Invasão de piranhas-vermelhas pode caracterizar situação de emergência
‘É muito difícil reverter uma invasão biológica’, diz Ibama sobre aumento de piranhas no Jacuí
Ibama abre canal online para registro de aparecimento de piranhas no Rio Jacuí
Piranhas-vermelhas são encontradas no Rio Taquari, em Triunfo
Piranhas surgem no Rio Jacuí e autoridades temem chegada ao Guaíba
____________
Conforme relatos do presidente da Câmara de Vereadores de Sobradinho e de representantes de Sindicatos de Pescadores de várias localidades ao longo da Bacia do Rio Jacuí, a proliferação do peixe carnívoro aumentou em uma velocidade impressionante nos últimos meses, provocando a paralisação da produção pesqueira da região.
Conforme Valdecir Billian, presidente do Poder Legislativo de Sobradinho, o fenômeno da infestação ocorre em rios das regiões Centro Serra e Quarta Colônia, atingindo também os rios Santa Maria e Vacacaí, na região da Fronteira Oeste. Ele fez referência à desativação de balneários turísticos decorrente da presença do peixe.
O problema com o turismo também foi exposto pelo deputado Clair Kuhn (MDB), temendo que a invasão da palometa aconteça no Alto Jacuí, especialmente nos balneários existentes ao longo da orla da Barragem de Passo Real.
O presidente da Federação dos Pescadores do RS, Gilmar Coelho, concorda que a presença da palometa na Bacia do Rio Jacuí não é novidade. Ele afirmou, no entanto, que relatos de pescadores indicam a incidência bem maior do peixe. Ele culpou a construção de barragens sem preocupação com o ambiente natural pelo problema, ao impedir a desova e a diminuição populacional do dourado, principal predador da palometa. Ele relatou, ainda, a dificuldade de sobrevivência de cerca de 60 famílias de pescadores do distrito de Santo Amaro, no município de General Câmara.
O secretário-geral da Federação dos Pescadores, Lourival Magnus sugeriu o povoamento do Rio Jacuí com o dourado, como uma das formas de enfrentar a situação.
O representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na reunião, Maurício Souza, admitiu que a velocidade de proliferação da espécie nos últimos meses foi impressionante. Ele afirmou que o Instituto está articulando um grupo de trabalho, envolvendo também o Ministério da Agricultura, secretarias estaduais de Agricultura e Meio Ambiente e as universidades gaúchas, para elaborar um plano de combate à ocorrência do peixe na Bacia. Ele considera r a presença da espécie no Rio Jacuí uma invasão biológica. - Precisamos ter uma visão global sobre o problema antes de qualquer ação. Não temos como combater antes de conhecer a sua origem e concentração, sob pena de causar mais danos ainda - advertiu.
A preocupação do Ibama é a mesma do chefe da Divisão do Departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Ele anunciou que o órgão respondeu positivamente ao chamado do Ibama para compor o Grupo de Trabalho (GT) e que a secretaria dispõe de recursos disponíveis para um projeto "bem elaborado e com resultados efetivos".
O professor Marcus Vinicius Querol, da Unicamp, estuda a espécie há vários anos e confirmou que a palometa se adapta a qualquer tipo de ambiente e depreda todos os tipos de peixes. Ele aconselhou muito cuidado com ações paliativas, que podem trazer danos ambientais maiores à Bacia do Rio Jacuí.
O professor Alexandre Garcia, da Furg, reconheceu que o problema é de difícil solução devido a vários fatores ambientais e climáticos. Ao se colocar à disposição do GT, o professor disse que é urgente a implementação de análise de riscos para estimar uma possível invasão da palometa a outras bacias e especialmente às lagoas costeiras do Estado.
O representante da Ufrgs, Fernando Becker, disse que é preciso monitorar as conexões entre os rios e bacias que favorecem a invasão de vários predadores e, até mesmo, a piranha. Para ele, a prioridade deve ser o monitoramento da Bacia do Rio Guaíba e dos rios do litoral norte. Ele avisou que a introdução do dourado no Jacuí não resolverá a situação.
O prefeito de General Câmara, Helton Barreto, informou que o município vem monitorando a ocorrência desde o início de março e colocou os dados obtidos à disposição do GT.
O secretário Luiz Henrique Viana, da Sema, destacou que a secretaria, junto com o Ibama, está monitorando a área atingida pela invasão para encontrar elementos que possam controlar a situação. Ele comunicou que a secretaria já designou técnicos para a formação do Grupo de Trabalho e que espera êxito na solução do problema.
O promotor de Justiça, Daniel Martini, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, afirmou que é urgente a união de esforços para que a invasão não atinja outras regiões. Ele disse, ainda, que há a possibilidade do MP colaborar na implementação das soluções apontadas através de recursos do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados.
Participaram da audiência da Comissão as deputadas Patricia Alba (MDB) e Zilá Breitenbach (PSDB); e os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Carlos Búrigo (MDB), Capitão Macedo (PSL), Dr. Thiago Duarte (DEM), Elton Weber (PSB), Luiz Marenco (PDT) e Clair Kuhn (MDB).
Entre para o grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS